À chegada à praia as ondas pareciam muito longe das bombas “prometidas” para este que seria o primeiro dia de prova. O mar ainda não passava do meio metro mas via-se bom surf na água e o vento era leve e off-shore.

No entanto, em pouco tempo as ondas começaram a subir e dois sets partiram três pranchas. A maré, ainda a vazar, parecia ser bastante “maligna” para o arranque da prova mas, pelas 10 horas, já se via (poucos mas) grande tubos em ondas grossas de dois metros e a prova começou.

O primeiro heat, como é vulgar em condições pesadas, foi de notas baixas, e foi Julian Wilson quem passou em primeiro, por muito pouco, empurrando Leo Fioravanti e Caio Ibelli para a repescagem. As ondas condições começaram a aquecer no heats que se seguiram, apesar das médias se manterem baixas. Uma das melhores disputas da manhã foi entre Ethan Ewing, Conner Coffin e Owen Wrigth. Ewan dominou o heat com um par de tubos para a direita e Conner partiu duas pranchas antes de encontrar uma bomba para a direita onde deu um bom tubo. Infelizmente para ele, não foi fundo o suficiente e acabou por cair para o round 2.

Vasco Ribeiro encontrava-se no heat 5 contra Jordy Smith e Ítalo Ferreira, uma das baterias mais esperadas do dia. Poucas ondas foram surfadas nos primeiros 10 minutos, sendo que nenhum dos competidores chegou aos 2 pontos, apesar de Ítalo ter conseguido partir uma prancha, a sexta da manhã. Com uma nota de 3.17, Jordy estava à frente a 15 minutos do fim, enquanto que Vasco, que apanhou uma onda do set que não lhe permitiu fazer um bom tubo, apenas precisava de 1.68 para passar para a frente.

A liderança de Jordy aumentou com um cover up rápido, que deixou Ribeiro a precisar de 5.27 e Ferreira, que tinha prioridade, de 7.17. Nos últimos minutos não apareceram mais ondas com potencial e o surfista português acabou em segundo lugar. Vasco terá mais uma oportunidade de mostrar o seu surf no round 2.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Restantes heats do round 1
Heat 6: John John Florence, Kanoa Igarashi, Mason Ho
Heat 7: Adriano de Souza, Jeremy Flores, Jack Freestone
Heat 8: Filipe Toledo, Michel Bourez, Jadson Andre
Heat 9: Joel Parkinson, Joan Duru, Nat Young
Heat 10: Kolohe Andino, Connor O’Leary, Miguel Pupo
Heat 11: Sebastian Zietz, Adrian Buchan, Ezekiel Lau
Heat 12: Frederico Morais, Mick Fanning, Ian Gouveia

Comentários