Depois de muitos dias com a Praia dos Pescadores como base, o Ericeira World Junior Championships finalmente passou para Ribeira D’Ilhas.

As condições “limparam” bastante em relação aos últimos dias e os competidores tiveram a oportunidade de competir no tipo de ondas que por norma se espera nos eventos em Portugal. Grande parte do dia foi dedicado ao round 3, que ainda só tinha 3 heats realizados.

Foi uma fase sem grandes surpresas, excepto talvez na eliminação do tahitiano Mateia Hiquily pelo seu conterrâneo O’Neill Massin, e ainda de Jacob Willcox, que perdeu para Kai Hing. Quem mostrou muito bom surf nesta fase foi o único português na prova masculina, Tomás Fernandes. O surfista da Ericeira tinha como adversário o basco Natxo Gonzalez e deu-lhe uma combinação. Fernandes sabia sempre o que as ondas iam fazer e “espremeu” duas ondas até ao fim enchendo-as de rasgadas, batida e algumas manobras no lip para conseguir as notas de 8 e 7.5.

Já no round 4 as coisa mudaram e alguns nomes de que se esperava mais caíram. Os dois top seeds do evento, Deivid Silva e Tomás Fernandes, encontraram forte oposição e ficaram por essa fase. Tudo começou com com uma onda excelente do surpreendente tahitiano Mihimana Braye. Uns minutos mais tarde Braye superou-se e com um backside afiado juntou uma nota de 9.67 ao 8.9 que já tinha. Silva fez a melhor onda do evento passado, mas nem outra nota 10 igual lhe teria feito passar o heat já que estava numa combinação, e foi eliminado.

Tomás e o seu adversário, Leonardo Fioravanti, começaram o heat seguinte com notas fracas. O português foi muito selectivo e foi o primeiro a fazer uma nota excelente, conseguindo 8.5 graças a várias carves, uma batida impressionante no lip e uma forte finalização. Tomás liderou grande parte do heat, mas quando Leo apanhou também uma longa onda encheu-a de fortes rasgadas e conseguiu a nota de 8.6 e a liderança. O local respondeu apanhando a maior onda do heat mas passou uma grande parte dela a tentar passar a secção e acabou por não receber a nota. O italiano ainda melhorou a sua situação no fim do heat, acabando com garantir a vitória. Fernandes acabou assim num sólido 9º lugar.

Outro eliminação surpreendente foi a de Noe Mar McGonagle, que perdeu para Lucas Silveira que fez a melhor nota da prova até agora, um 10! Um Ericeira World Junior Championships regressa amanhã. Acompanha a prova em directo AQUI!

QUARTOS DE FINAL DO ERICEIRA WORLD JUNIOR CHAMPIONSHIPS
1.a: Hiroto Ohhara (JPN) x Soli Bailey (AUS)
2.a: Timothee Bisso (GLP) x Mihimana Braye (TAH)
3.a: Leonardo Fioravanti (ITA) x O´Neill Massin (TAH)
4.a: Kanoa Igarashi (EUA) x Lucas Silveira (BRA)

Meias-finais DO ERICEIRA WORLD JUNIOR CHAMPIONSHIPS

1.a: Mahina Maeda (HAV) x Teresa Bonvalot (PRT)
2.a: Holly Wawn (AUS) x Isabella Nichols (AUS)

 

Comentários

Os comentários estão fechados.