Um feliz “Déjá Vu” é o que se pode dizer desta fase da época competitiva de Tiago Pires. Tal como no ano passado, este ano o português teve o seu melhor resultado do ano no início do circuito.

A certa altura esteve no top16 mas foi difícil manter-se na “bolha da qualificação” durante muito tempo. Chegado ao WT de Portugal a pressão conseguia-se sentir no ar e isso traduziu-se num mau resultado num local onde tinha potencial de se dar bem.

Mas foi só afastar-se um pouco da pressão do público português para conseguir soltar o seu surf. No ano passado isso aconteceu no evento Prime de Santa Cruz (Califórnia) e este ano no WQS de Lanzarote, Canárias.

De facto, Tiago Pires apenas “tremeu” no seu primeiro heat e a partir daí não teve mais adversários. Nas divertidas esquerdas (e ocasionais direitas) de La Santa, Saca foi avançando heat atrás de heat com um backside impecável.

O auge da sua performance foi na meia final man-on-man contra Willian Cardoso e foi aí que ele conseguiu a melhor média de toda a prova ao fazer as duas melhores notas do campeonato. Cardoso também surfou muito, mas quando Tiago está “ON” não tem adversários. Foi um grande momento de surf que os fans portugueses já não viam há alguns meses e garantiu-lhe uma posição na final.

Na final Tiago mostrou superioridade desde o início e na sua melhor onda fez uma combinação de pauladas, snaps e floaters impressionantes para receber a nota de 8.5. O seu adversário, o americano da Florida Gabe Kling, ainda chegou perto, e numa das suas melhores ondas alguns dos júris deram-lhe a nota que precisava para passar para a frente. No entanto, a média de todos os júris não chegou e de qualquer maneira Saca aumentaria a sua média na onda seguinte, com uma esquerda muito bem surfada que lhe deu um back up de 7.33.

Kling ficou a precisar de 8.17 mas o tempo não estava do seu lado. Por outro lado Saca, sem prioridade, continuava a fazer as suas ondas e depois de umas “sapatadas” numa onda pequena foi buscar um 8.03 aumentando a liderança.

Assim o merecido vencedor foi mesmo Tiago Pires que melhorou radicalmente as suas hipóteses de se manter no World Tour para 2013! Parabéns Saca!!!

Comentários

Os comentários estão fechados.