Teresa Bonvalot termina em 4º e 6º nas categorias sub16 e sub18

publicado há 2 anos por 0

teresa-bonvalot-no-isa-world-surfing-games

Chegou ao fim o Vissla ISA World Junior Surfing Championship, uma prova em que a selecção portuguesa teve uma fortíssima prestação.

Os dias 5 e 6 da prova não foram muitos positivos para a selecção nacional, que perdeu 9 dos 10 surfistas que ainda estavam em prova. Nos sub18 Luís Perloiro, Jácome Correia e Guilherme Fonseca estavam na repescagem e foram eliminados, tal como Salvador Couto, Francisco Almeida, Vasco Mónica e João Moreira nos Sub16 e ainda Mariana Garcia nos Sub16 feminino e Mariana Assis nos Sub18 feminino. No entanto Assis ficou muito perto de chegar às fases finais, sendo apenas eliminada no round 5 da repescagem.

Chegados ao 7º e último dia do evento a equipa portuguesa encontrava-se em 6º lugar e uma surfista mantinha hipóteses de conseguir a medalhas em duas categorias, Sub16 e Sub18. Teresa Bonvalot era a única “sobrevivente” lusa mas encontrava-se nas finais do main event, precisando apenas de passar mais um heat para chegar às finalíssimas. Mesmo perdendo nessa fase teria mais uma oportunidade no round de repescagem.

Nos Sub16 Teresa passou directamente para a finalíssima. Com ondas de 7.33 e 4.20 a talentosa portuguesa garantiu o segundo lugar atrás de Macy Callaghan, batendo as havaianas Brisa Hennessey e Summer Macedo.

Pouco depois ficou muito perto de repetir o feito nos Sub18 contra Tia Blanco, Tessa Thyssen e Tessa Thyssen. Teresa surfou bem e ocupou a segunda posição, atrás de Thyssen quase até ao fim. No entanto, na última onda de Blanco os júris atribuíram-lhe a nota de 5.37, que chegou para passar para segundo por .04, o que obrigou a portuguesa a competir na repescagem pela primeira nesta prova.

Na final da repescagem Teresa optou por esperar pelas ondas num pico mais à esquerda enquanto que as suas adversárias foram pontuando forte desde o início. A sua primeira onda de consequência foi uma esquerda em que deu duas batidas, conseguindo a nota de 4.07, ficando a precisar de 6.71 para passar. Nos últimos minutos Bonvalot foi perseguida por Frankie Harrer e Mahin Maeda, que estavam nas duas primeiras posições e fizeram tudo o que puderam para não a deixar apanhar mais ondas. Mais nenhuma onda entrou e a portuguesa foi eliminada, mesmo assim terminando num brilhante 6º lugar.

A final de Sub16 ficou completa com as havaianas Summer Macedo e Brisa Hennessey, que assim recuperaram as suas vagas na finalíssima. Summer foi quem começou melhor a final, com duas boas manobras para a direita em duas ondas para conseguir as notas de 6.5 e 8.5, deixando as adversárias combinadas. Depois foi a vez de Macy Callaghan apanhar uma longa direita e mesmo sem surf com muita agressividade a australiana conseguiu uma nota de 6.93 para juntar ao seu back up de 4,67. Entretanto Macy disputou uma onda com Summer e cometeu uma interferência, o que deixou sem hipóteses de se sagrar campeã do mundo. Com esta surfista ainda em segundo a havaiana começou a marcar a portuguesa, para facilitar o caminho da sua companheira de equipa a caminho do vice campeonato. A final chegou ao fim sem que Bonvalot conseguisse responder, e terminou em quarto lugar, mais uma excelente posição a equipa portuguesa!

A final de sub18 feminina foi vencida pela francesa Tessa Thysson, seguida de Tia Blanco, Frankie Harrer e Mahina Maeda. Nos sub16 masculino foi o norte-americano Stevie Pittman quem venceu, seguido de Reef Heazlewood, Marco Mignot e John Mel. E na categoria sub18 foi o italiano Leonardo Fioravanti, seguido de Nommé Mignot, Jake Marshall e Shun Murakami.

 

Comentários