Teresa Bonvalot nos 1/4s de final do World Junior Championship 2017

publicado há 3 meses por 0

teresa-bonvalot-passa-para-os-quartos-de-final-no-wjc-2017

O World Junior Championship, a etapa que decide os títulos mundiais júnior da WSL, tem avançado a “conta gotas”.

Teresa Bonvalot competiu no primeiro dia de prova e venceu a sua bateria, mas desde aí teve de aguardar para competir novamente. Entretanto realizaram-se as fases de repescagem masculina e feminina, onde o grande destaque foi a eliminação dos norte-americanos Kei Kobayashi e Jake Marshall, frente a Mateus Herdy e Jordy Maree. Entre os europeus apenas Marco Mignot avançou no round, tendo Luis Diaz sido eliminado num heat de notas baixas.

Este dia de prova começou com o round 3 feminino e onde já se encontrava Teresa, que tinha como adversárias a havaiana Zoe McDougall e a norte-americana Alyssa Spencer na terceira bateria. Nesta fase, ao contrário do que é habitual no formato do Championship Tour, as duas primeiras avançavam para os quartos de final enquanto que a 3º classificada nesta fase ficaria afastada da prova.

Na primeira bateria foi a grande esperança dos EUA, Caroline Marks, que ficou de fora, eliminada por Minori Kawai e Kobie Enright. O heat seguinte era talvez o mais competitivo do evento até agora pois defrontava três das favoritas à vitória, as havaianas Mahina Maeda, Brisa Hennessy e Leilani McGonagle da Costa Rica. Brisa dominou o heat com duas ondas fortíssimas e leilani passou algum tempo em 2º lugar. Mas quando Mahina começou a entrar no ritmo da bateria garantiu a segunda vaga.

No terceiro heat, Teresa andou claramente à procura das esquerdas mas foi numa direita com duas manobras que fez o seu primeiro “keeper”, uma nota de 3.5. Entretanto Zoe e Alyssa fizeram ondas de 4 pontos e empurraram a surfista lusa para 3º lugar. A faquia aumentou e, a precisar de 4.57, Bonvalot arriscou tudo num bom snap a rodar o tail, mas não conseguiu mais nada dessa onda e só recebeu a 4.03. Logo de seguida apanhou uma onda um pouco maior e deu um forte reentry, recebendo 5.4, o que lhe garantiu a passagem para o segundo lugar. Quando apanhou uma onda com parede fez 3 manobras, recebendo a nota de 5.77, o que fez com que Alyssa Spencer ficasse a precisar de uma nota de 6.6 a 7 minutos do fim. No fim Teresa tinha prioridade sobre Spencer, que ainda apanhou uma onda com duas manobras mas não seria suficiente e a portuguesa avançou para os quartos de final!

No heat seguinte foi Macy Callaghan quem venceu, eliminando Lucy Callister e deixando a basca Ariane Ochoa em segundo lugar. A vitória de Macy garantiu-lhe a presença no último heat dos quartos de final, onde terá como adversária Teresa Bonvalot.

Heats dos quartos de final:
Heat 1 | Mahina Maeda x Minori Kawai
Heat 2 | Brisa Hennessy x Kobie Enright
Heat 3 | Zoe McDougall x Ariane Ochoa
Heat 4 | Macy Callaghan x Teresa Bonvalot

Acompanha o resto da prova em directo AQUI!

Comentários