Teresa Bonvalot é a seed número 2 do World Junior Championship 2016

publicado há 5 meses por 0

teresa-bonvalot-no-world-junior-championship-2016

O World Junior Championship de 2016 é a prova que decide os campeões mundiais juniores da WSL. Realiza-se dentro de uma semana, em Kiama, na Austrália, e será a primeira vez desde 2009 que nenhum competidor luso participa na categoria masculina deste evento.

Para conseguir a qualificação para este evento os melhores surfistas de cada continente têm de disputar os competitivos circuitos Pro Junior das suas regiões e apenas os melhores do ranking garantem vaga nesta finalissima.

Apesar de ser um circuito muito disputado os surfistas portugueses sempre tiveram muito sucesso. Tudo começou com a qualificação de Tiago Pires e Ruben Gonzalez no ano de estreia deste circuito e nos anos que se seguiram também David Luís foi bem sucedido e competiu, juntamente com Saca no evento internacional. No fim das suas categorias júnior houve vários anos sem seguimento entre os competidores portugueses mas a partir de 2010 o sucesso voltou. Nomes como Frederico Morais, Filipe Jervis, Nicolau Von Rupp (na época ainda a competir pela Alemanha), Vasco Ribeiro conseguiram a qualificação e ainda Tomás Fernandes, João Kopke e Miguel Blanco participaram como wildcards.

Apesar desta quebra na categoria masculina, Portugal está representado e muito bem! Isto porque Teresa Bonvalot venceu o circuito europeu para garantir a vaga e compete na Austrália como seed número 2 do evento.

Teresa terminou em 5º lugar na edição de 2014 e 3º na de 2015 e tem mostrado potencial para continuar a subir. On paper a sua maior adversária parece ser a havaiana Mahina Maeda, seed número 1 do evento, que foi campeã mundial em 2014 e vice-campeã no ano seguinte. No entanto as duas estão em lados opostos da grelha de heats e só se encontrariam na final.

Bonvalot compete no heat 4 do round 1 contra Lucy Callister e Kirsty McGillivray. Acompanha tudo em directo AQUI a partir de dia 4 de Janeiro!

Comentários