O dia começou com um “aspecto” diferente na Praia dos Pescadores, na Ericeira. Normalmente esta praia é ocupada por pescadores e os seus barcos mas neste dia de tempestade ficaram todos em terra e foram substituídos pelos melhores surfistas do mundo com 20 anos ou menos que chegaram a Portugal para disputar os títulos mundiais no Ericeira World Junior Championships 2016.

Não seria a primeira vez que esta praia era (positivamente) invadida por alguns dos melhores surfistas já que em 1999 o O’Neill Buondi Pro, uma etapa de 5 estrelas do QS, terminava aí. Nesse ano Tiago Pires seria o grande destaque da prova, terminando em 9º lugar, o seu primeiro grande resultado numa etapa com essa pontuação.

16 anos depois o veterano do Championship Tour não perdeu este primeiro dia de prova, que contava com esquerdas bastante manobráveis, pelo menos antes do vento e chuva intensificarem. Pouco depois do meio dia entrou o primeiro heat na água mas foi no segundo que se viu a melhor disputa do dia. Teresa Bonvalot tinha como adversária a campeã mundial da ISA, Tia Blanco, e ainda Gina Smith. Teresa esteve temporariamente em segundo lugar meio do heat mas com as suas duas últimas ondas, duas esquerdas muito bem surfadas, deixou as suas adversárias em combinação.

A campeã deste evento no ano passado, Mahina Maeda, também mostrou boa forma e venceu o seu heat com facilidade tal como outra candidata ao título, Chelsea Tuach. As outras surfistas portuguesas em prova, Camilla Kemp e Carol Henrique, não conseguiram fazer o seu melhor surf e terão de surfar na repescagem.

Depois da prova feminina ainda foram à água 4 heats da prova masculina, aí sim, com ondas já bastante afectadas pelo temporal. Mesmo assim Josh Moniz, Tim Bisso, Natxo Gonzalez e Mateia Hiquily destacaram-se dos seus adversários e venceram médias altas.

Um novo call será feito pelas 7:45 na Praia dos Pescadores para possivelmente dar início ao Ericeira World Junior Championships 2016! Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Photo by Rui Oliveira

Comentários

Os comentários estão fechados.