Depois de mais de duas décadas de confrontos, Tiago Pires e Taj Burrow remavam para o outside em Ribeira D’Ilhas para o que provavelmente seria o último entre eles, pelo menos de lycra vestida.

Entre os dois havia três vitórias em provas QS neste local, uma boa razão para fazer o Heritage Heat Presented by You and the Sea. Ao longo das suas carreiras Taj disputou títulos mundiais enquanto que Tiago conquistou objectivos de grande relevância para o surf português e Europeu.

Depois de alguns dias de provocações amigáveis, em que Tiago aproveitou para relembrar que no confronto anterior entre os dois o português, em Teahupoo, Burrow acabou a precisar de uma combinação, chegou o dia do confronto.

Taj prometeu devolver a combinação em Ribeira, abrindo o heat com uma onda cheia de manobras fortes, recebendo uma nota de 8.3 pontos. Saca demorou um pouco mais a arrancar até descobrir mais uma onda com algumas secções mais verticais, para receber 6.83 e entrar na disputa mas Burrow voltou a apanhar uma onda cheia de secções, deixando o português a precisar de algo na “casa” dos 9 pontos.

A onda final de Taj teria sido dado uma alta mesmo na prova QS e que deixou Tiago Pires eliminado por combinação. Independentemente da nota, foi um heat histórico, com muito bom surf de ambos os competidores!

Comentários