Não era certo se o dia 3 do MEO Portugal Cup of Surfing teria acção, mas Ribeira D’Ilhas mais uma vez “acordou” com boas condições e, depois uma curta espera, a prova arrancou com a categoria feminina.

O round 2 deste Special Event da WSL tinha 5 surfistas portuguesas em prova, o que deixava em aberto a hipótese de ter 4 delas a avançar para os quartos de final. Logo no primeiro heat estava a surfista menos conhecida do evento, Camila Cardoso, contra a ex-campeã mundial de sub18, Rachel Presti. Foi uma bateria um pouco parada, com alguns erros no início e Presti parecia estar a caminho de uma vitória com notas baixas até Camila fazer uma boa nota, com uma manobra isolada, uma batida de backside, passando para a frente. Rachel ainda recuperou a liderança mas Cardoso perto do fim apanhou uma onda com alguma parede e com três manobras muito bem encaixadas e sem perder velocidade virou o resultado a seu favor com muito mérito. De seguida Carolina Mendes mostrou que merece um lugar no round 3, repetindo o bom surf que também apresentou na fase anterior para vencer uma bateria de notas mais altas contra Ariane Ochoa.

O primeiro confronto 100% luso desta prova era entre duas surfistas em ascensão, a mais estabelecida, Yolanda Hopkins, e a júnior que se estabeleceu no top4 nacional, Francisca Veselko. Foi uma disputa muito equilibrada, Veselko fez a nota mais alta entre as duas, mas Hopkins tinha o melhor back up e venceu o heat. Esperava-se mais uma vitória lusa no último heat da fase, mas a basca Nadia Erostarbe tinha outras ideias em mente. Mafalda Lopes dominou o heat até que Nadia apanhou uma onda com uma secção mais vertical, que lhe permitiu dar uma paulada de backside que no fim de contas fez a diferença.

Com o fim da fase, a prova entrou em stand by, com um novo call para ser feito às 16 horas.

Acompanha tudo em directo AQUI!

Heats do round 2 masculino:
Heat 1: Jadson Andre x Vasco Ribeiro
Heat 2: Henrique Pyrrait x Leonardo Fioravanti
Heat 3: Kanoa Igarashi x Gatien Delahaye
Heat 4: Frederico Morais x Afonso Antunes

Quartos de final femininos:
Heat 1: Anat Lelior x Camilla Cardoso
Heat 2: Johanne Defay x Carolina Mendes
Heat 3: Pauline Ado x Yolanda Hopkins
Heat 4: Teresa Bonvalot x Nadia Erostarbe

Comentários