Selecção Nacional vence EuroSurf Junior 2016

publicado há 3 meses por 0

seleccao-nacional-vence-eurosurf-2016

Depois de 20 anos de anos sem vencer, Portugal conquista o Euro Surfing Junior2016 e torna-se campeão europeu frente à Espanha. Com um verdadeiro marco histórico, 14 em 12 atletas na foram à fase final da competição. Afonso Antunes (sub14), Mafalda Lopes (sub18), Miguel Ferreira (sub16) e Madalena Guerra (sub18) foram os vencedores da medalha de ouro individuais, após 7 dias intensivos de competição.

Durante sete dias, a Praia de Anza (Marrocos) recebeu o Euro Surfing Júnior 2016, campeonato europeu de surf, bodyboard e longboard. Portugal iniciou a competição com 14 atletas a disputarem o título. Porém, a seleção nacional chegou ao último dia com 12 finalistas.

No surf, Mafalda Lopes e Francisca Veselko, ambas atletas do escalão sub18, asseguraram o primeiro e terceiro lugares, no feminino. Afonso Antunes sagrou-se vencedor do escalão sub14. Luís Perloiro foi vice-campeão da Europa em sub18, com Jácome Correia em terceiro lugar, no mesmo heat. Nos sub16, Salvador Couto subiu ao pódio para receber a medalha de bronze e João Vidal foi o 4o classificado.

O bodyboard foi igualmente medalhado com Madalena Guerra, sub18, e Miguel Ferreira a receberem o ouro e David Vedor, sub16, com a medalha de prata. Já André Rodrigues foi o terceiro classificado da sua bateria, ficando à frente do espanhol Lucas Yafar.

João Gama, o único surfista de estilo clássico, foi o vice-campeão europeu de longboard no escalão sub18.

João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf, afirma que “foi um dia incrível para esta equipa e para o valor deste desporto. Estamos muito orgulhosos destes atletas que deram tudo para chegarem às fases finais deste campeonato e venceram destacadamente. É um resultado muito importante num momento em que o surf é modalidade olímpica e engrandece o valor do surf em Portugal e no Mundo.”

Nuno Trovão, treinador nacional da equipa de bodyboard, garante que sentiu “uma grande emoção na estreia desta equipa técnica do bodyboard com resultados excelentes (dois campeões e um vice campeão europeus) e um grande orgulho neste desporto”.

Pedro Simões, treinador da equipa nacional de surf, afirma que “foram duas semanas incríveis, cheia de ondas boas, bom surf e emoções fortes. Um prazer enorme em trabalhar com esta equipa técnica e com este grupo de jovens atletas, o futuro é deles”.

Também David Raimundo, selecionador nacional, conclui emocionado que “hoje é um dia histórico para Portugal! Exatamente 5 meses depois de nos termos sagrados campeões europeus de futebol em Franca, Portugal sagra-se campeão europeu de surf Júnior. Este era um título que nos fugia há 20 anos e que nos queríamos muito! Foi um orgulho orientar este grupo de jovens atletas ao longo desta duas semanas! Eles foram gigantes!”.

A seleção nacional ainda está em Marrocos e chega ao Aeroporto de Lisboa amanhã, segunda feira, dia 12, às 15h00.

 

 

Comentários