A emblemática Huntington Beach, na Califórnia, será palco do ISA World Junior Surfing Championship, o Mundial de Juniores em que Portugal vai testar a nova geração de talentos do surf nacional contra os melhores jovens surfistas do planeta. No horizonte, os Jogos de Paris 2024 e Los Angeles 2028.

Doze dos melhores jovens surfistas nacionais nos escalões sub-16 e sub-18 foram escolhidos pelo Selecionador Nacional David Raimundo para viajar até à Califórnia, mais especificamente Huntington Beach, um dos berços do surf moderno, para lutar por um lugar histórico nesta competição e começar a lançar os alicerces para os Jogos Olímpicos de 2024 e 2028.

Recorde-se que na última edição deste campeonato, o ano passado, Portugal conseguiu o 10º lugar, com o Japão a sagrar-se campeão. Um feito que reflete a aposta que os nipónicos, anfitriões olímpicos em 2020, fizeram na modalidade que fará a sua estreia nos Jogos já em Tóquio.

David Raimundo contextualiza a campanha da Seleção que surge na ressaca da qualificação olímpica obtida nos Mundiais do Japão através de Frederico Morais e que visa plantar novas sementes a pensar nos Jogos do futuro: “É um grupo muito jovem mas que integra vários atletas com muitíssima experiência internacional, quer em campeonatos profissionais quer em provas de Seleção, e que nos dão expectativas de alcançar um excelente resultado.”

O Selecionador Nacional recusa concretizar um objetivo além do “top 10” mas adianta: “Acredito que podemos conseguir colocar um destes surfistas em posição de disputar uma medalha neste Mundial.”

David Raimundo acrescenta que está concentrado nesta prova e nos objetivos imediatos, mas não esconde que também obedece a uma estratégia mais alargada, um “jogo longo” que visa estabelecer Portugal como uma potência olímpica do futuro: “Provas como esta são passos muito importantes para estabelecer um grupo de trabalho que nos permita pensar em mais qualificações olímpicas em anos vindouros. Temos talentos para isso, precisamos só de mais condições para levar a cabo um trabalho de qualidade.”

A Seleção Nacional:
Diretor Técnico: Miguel Moreira
Selecionador: David Raimundo
Treinador de Surf: Pedro Simão
Médico responsável: Alberto Prata
Fisioterapeuta: Ricardo Salvador

Sub-16 feminino: Beatriz Carvalho, Francisca Veselko, Gabriela Dinis.
Sub-16 masculino: Afonso Antunes, Joaquim Chaves, Martim Paulino
Sub-18 feminino: Carolina Santos, Mafalda Lopes, Matilde Passarinho
Sub-18 masculino: Guilherme Ribeiro, João Vidal, José Champalimaud

 

Comentários