Saca, Kikas e Teresa dominam 1º dia do Allianz Ericeira Pro by ESS

publicado há 2 anos por 0

ALLIANZ-ERICEIRA-PRO-DIA-1

O primeiro dia da Liga MOCHE é sempre semelhante a um regresso às aulas depois das férias, numa versão surf profissional. É o momento em que os melhores surfistas do país se reencontram em modo competição, percebendo logo no primeiro contacto (round 1) quem trabalhou mais nas “férias” (off-season) e quem terá de trabalhar mais para acompanhar os seus colegas.

As ondas estavam com um metro, bastante longas como já se espera em Ribeira, mas com algum vento. Por vezes o vento proporciona ondas mais manobráveis que em dias “glass” mas neste primeiro dia do Allianz Ericeira Pro by Ericeira Surf & Skate nem isso compensou a falta de força de algumas secções.

Mesmo assim os “suspeitos do costume” destacaram-se e todos os cabeças de série avançaram para a fase seguinte, na grande maioria em primeiro lugar. E como seria de esperar o filho prodígio de Ribeira D’Ilhas, Tiago Pires, foi um dos grandes destaques do dia. Numa das suas últimas o veterano do WCT finalmente teve alguma parede para “trabalhar” e o resultado foi uma nota excelente (9.25). Além de ter feito alguns snaps e reentrys, Tiago “aplicou” um grande carve no lip e terminou com um batidão numa junção, deixando os seus adversários sobre aviso que nesta etapa não está “para brincadeiras”.

A sua média de 15.75 só foi superada por Frederico Morais que fez os melhores carves do dia. O surfista do Guincho tem uma relação estranha com esta onda já que já tanto tirou excelentes resultados ao longo da sua carreira, com direito a uma vitória em 2012, como derrotas prematuras (2013 e 2014). Na sua melhor onda, Kikas foi melhorando manobra a cada manobra e caso não tivesse falhado o incrível snap layback que tentou na fase final da onda teria feito a melhor nota do dia.

Outro surfista de quem se esperava muito, Vasco Ribeiro, não teve a sua melhor prestação neste primeiro round. Ribeiro venceu esta etapa em 2014 e foi neste local que se sagrou campeão mundial júnior mas a sua prancha parecia ter vida própria e não ficou nos seus pés em várias ondas. Vasco caiu ou saiu em 4 das suas 5 ondas mas a sua superioridade em relação aos adversários era grande e uma onda sem arriscar muito foi suficiente para passar em primeiro. Um “deslize” destes é bastante atípico para este surfista, que terá no round 2 outra oportunidade de se redimir e colocar-se como favorito à vitória.

Gony Zubizarreta e Tomás Fernandes também se destacaram neste primeiro dia, colocando-se muito perto de Saca e Kikas como favoritos ao título. Dylan Groen foi, juntamente com Tiago Pires, o único surfista a bater um cabeça de série, passando assim em primeiro lugar. Também Frederico Magalhães, Miguel Madeira, Pedro Coelho e Francisco Cambim mostraram surf para subir algumas posições do ranking em relação ao ano passado, todos avançando para a fase seguinte.

Com o fim da primeira fase masculina o prova feminina entrou na água e apesar de terem apanhado condições mais deterioradas pelo vento fizeram muito bom surf. Logo no primeiro heat Carol Henriques e Yolanda Sequeira “trocaram as voltas” a Ana Sarmento, que foi eliminada. O fortes snaps de Carol Henriques mostraram que está neste circuito para vencer e se continuar assim será uma dura adversária para as top4 da Liga. Carina Duarte também venceu com facilidade no heat seguinte mas foi na terceira bateria desta primeira fase que se viu o melhor surf da categoria feminina. Teresa Bonvalot, a campeã do circuito de 2014 provou que trabalhou muito bem o seu backside na off-season e encadeou várias manobras fortes consecutivas para igualar a média de Frederico Morais (16 pontos). Mariana Assis passou em primeiro o último heat do dia e apesar de não ter conseguido chegar às pontuações das vencedoras das baterias anteriores deu um grande reentry de backside que deixou o público na praia surpreendido. Assim terminou o primeiro dia da Liga MOCHE de 2015, um dia cheio de acção.

O check in para o início do segundo dia de prova será feito às 10 horas da manhã, acompanha tudo em directo AQUI!

Comentários