Com o final do oitavos de final man-on-man, o EDP Billabong Pro Ericeira entrou pelos quartos de final, onde 8 surfistas se preparavam para alguns dos mais significantes confrontos do ano.

Todas as baterias tinha algo de especial. A primeira foi um confronto de goofies, Ryan Callinan VS Deivid Silva. Ambos estavam numa boa posição para entrar no Championship Tour de 2019 antes desta etapa mas quem vencesse consolidava mais a sua posição. Deivid surgia com algum favoritismo mas as notas raramente passaram dos 4/5 pontos, ate Callinan encontrar uma onda com potencial para fazer uma nota de 6 pontos, vencendo assim a disputa.

Depois foi a vez dos super talentos, Gabriel Medina e Ethan Ewing, medirem forças. “Gaby” impôs o seu ritmo avassalador ao longo do heat, e a 5 minutos do fim Ewing precisava de uma combinação alta para dar a volta ao resultado. Na que foi uma das ondas mais bem surfadas do evento, Ethan pontuou 9.43 pontos e voltou ao heat, mas a falta de mais ondas nos minutos finais não lhe permitiram fazer o “comeback” do ano.

Seguiu a bateria dos melhores amigos, Leonardo Fioravanti e Kanoa Igarashi, dois surfistas que cresceram juntos no programa de groms da Quiksilver, e até há bem pouco tempo tinham o mesmo treinador. Foi uma disputa apertada, mas Kanoa virou o resultado a seu favor e seguiu para as meias finais. Por fim o “carrasco” de Frederico Morais, Tanner Hendrickson, despachou Jake Marshall numa bateria de poucas ondas.

Ryan Callinan acabou por surpreender Gabriel Medina e seguiu para a final onde encontrou Kanoa Igarashi. Mas antes deste heat realizou-se um dos momentos mais esperados de todo o evento, o Legends heat presented by You & The Sea entre Mark Occhilupo e Luke Egan. Ambas as lendas surfaram bem mas Luke estava ligeiramente mais em forma e levou a vitória mas foi sem dúvida um grande momento passado em águas portuguesas.

A final foi mais um bom confronto mas, contra todas as expectativas, Ryan Callinan acabou na frente, batendo um sempre competitivo Kanoa Igarashi e garantindo uma vaga no tour do ano que vem!

 

Comentários