O terceiro e último nome a ser escolhido para o MOCHE Capítulo Perfeito presented by Rip Curl na categoria Soul Surfers foi o goofy de Carcavelos, ex-campeão nacional e mestre em tubos, Rodrigo Herédia.

Rodrigo Herédia foi um dos grandes nomes do surf nacional da década de 80 e 90. Conquistou vários títulos, correu o circuito europeu (na altura EPSA) assim como várias etapas do circuito WQS. Viajou pelo mundo inteiro em competições e surftrips de sonhos, e as suas aparições nas revistas da especialidade eram obrigatórias (ainda hoje o consegue fazer regularmente) e foi até um dos grandes responsáveis por um dos poucos filmes de surf que se produziram na altura, ainda em cassete VHS, o famoso “Miradouro Sagres”, numa época em que produzir um vídeo de surf era uma tarefa quase mundana comparado com o quase “facilitismo” dos dias que correm.

A verdade é que o seu curriculum vitae é tão vasto que seria necessário uma boa parte da grande web para o descrever na íntegra. Dono de um surf vertical, fluido e, principalmente nos anos 80 e 90, progressivo, Herédia distinguia-se grandemente de todos num tipo específico de mar: ondas tubulares! As suas performances em Carcavelos épico são… bem, épicas! Fosse de frontside ou backside, Herédia dava tubos incríveis e que tinham a peculiaridade de ser sempre nas ondas rainhas do dia!

Hoje em dia, já afastado da competição (apesar de pontualmente entrar em algumas etapas da Liga Meo Pro Surf, como aconteceu em 2011 e 2012 nas etapas realizadas na sua “casa”), o surf de Herédia continua afiado e, tal como o fazia há 20 anos atrás, nos dias épicos que Portugal produz de norte a sul do país, Herédia continua a apanhar as rainhas do dia e a dar tubos inacreditáveis!

Ao ser escolhido para o MOCHE Capítulo Perfeito, os restantes competidores terão no surfista de Carcavelos um candidato de peso à vitória pois este é um verdadeiro íman de ondas perfeitas, sabe dar tubos como um técnica invejada por todos, e, para ajudar, é um dos mais inteligentes competidores que o surf nacional já produziu.

Aqui fica a sua mini-entrevista sobre o MOCHE Capítulo Perfeito presented by Rip Curl.

O que significa para ti ser eleito para o Moche Capítulo Perfeito? É um reconhecimento pelos anos de dedicação a este desporto e em especial ao tipo de manobra que aqui é votada, ou seja, especialistas em tubos.

O que pensas deste tipo de formato? Deveriam ser assim todos os campeonatos, ondas perfeitas com as condições ideais!!!

Fizeste algum tipo de campanha? Sim, apelei via Facebook e SMS ao voto….

Quem foi, para ti, a maior surpresa na lista final dos surfistas eleitos? Todos são merecedores em lá estar e ainda mais quando quem vota é o público mas talvez o Francisco Alves pois lutava contra adversários muito fortes!

Achas que há algum nome que deveria ser obrigatório estar presente e não está? Sim, o Ruben Gonzalez, o Paulo Rodrigues e o António Silva.

Rodrigo Herédia fecha assim o ciclo de eleitos na categoria free surfers (juntamente com José Gregório e Manuel Cotta cujas mini-entrevistas pode reler nos “Artigo Relacionados” em baixo), e o próximo ciclo de mini-entrevistas será dedicado aos free surfers e começará com o primeiro eleito pelo público, o algarvio Alex Botelho.

 

Comentários

Os comentários estão fechados.