Ribeiro vence em Espinho | Bonvalot termina em 2º lugar na categoria feminina

publicado há 3 anos por 0

ESPINHO-SURF-DESTINATION-VASCO-RIBEIRO-VENCE

Terminou hoje a primeira etapa do Pro Junior Europeu, mais uma vez com boas ondas na Praia da Baía. Os competidores bascos e franceses conseguiram garantir a maior parte das vagas nas fases finais, mas foram os portugueses que acabaram mais alto no podium.

João Kopke estava no primeiro heat do dia, o segundo do round de 16, e esteve muito perto de avançar. Até que a última onda de Tommy Boucaut mudou o resultado a seu favor, deixando o português de fora em 3º lugar. No último heat da fase, Vasco Ribeiro vencia novamente, deixando todos os seus adversários com pontuações “distantes”. Infelizmente nesta bateria perdia outro português, Guilherme Fonseca, que assim terminava em 9º lugar, como Kopke.

Na categoria feminina, ao contrário do que fora anunciado no dia anterior, a prova não passou para heats man-on-man, mantendo-se com quatro surfistas. Logo no primeiro heat das meias finais Camilla Kemp não conseguiu encontrar oportunidades de fazer o tipo de pontuações que precisava para chegar à final, e terminou em 4º lugar, 7º na etapa.

No heat seguinte Teresa Bonvalot “vingava” a derrota de Camila com uma pontuação sólida, terminando em segundo lugar a escassos pontos de Kim Veteau, garantindo assim uma presença na primeira final do ano. Apesar de ser uma das mais novas surfistas de todo o circuito, Teresa mais uma vez mostrou muito potencial e lutou pelo primeiro lugar, terminado em segundo atrás de Tessa Thyssen, que apanhou as melhores ondas e venceu.

De volta à prova masculina, Vasco Ribeiro venceu novamente nas meias-finais, num heat com poucas ondas boas a serem surfadas. A final foi talvez o heat com menos ondas de toda a prova. Vasco apostou nas direitas e garantiu uma nota sólida para este heat. Os seus adversários ficaram nas esquerdas, onda quebravam mais ondas. Mas nem assim conseguiram “capitalizar” em cima de Ribeiro, uma vez que quando o português teve de ir para o pico de esquerdas, à procura de uma segunda nota, apenas precisava de pouco mais de 2 pontos para “saltar” para o primeiro lugar. E foi o que fez, apanhou uma onda bastante medíocre mas surfou-a muito bem, conseguindo a nota de 3,97 e a vitória.

E foi assim que terminou a primeira e, possivelmente, mais importante etapa do ano, com uma vitória portuguesa e um segundo lugar na categoria feminina. A próxima etapa confirmada do Pro Junior Europeu será o Sopela Pro Junior, realizado no País Basco entre 24 e 27 de Julho.

Comentários