Portugal e Nicolau Von Rupp são vice-campeões do mundo na Nicarágua

publicado há 2 anos por 0

ISA-WORLD-SURFING-GAMES-NICARAGUA-DIA-7-2015

Chegados ao último dia do ISA World Surfing Games, apenas um português se mantinha em prova mas ainda tinha muitos estragos para fazer. O mar mantinha-se com cerca de metro e meio e alguns sets ligeiramente maiores e a escolha de ondas era fundamental já que algumas “rolavam” bem levantadas e outras eram um pouco mais moles e tinham menos potencial de pontuar alto.

Nicolau tinha três adversários de peso no seu primeiro heat, Leandro Usuana, Noe Mar McGonagle e Shane Holmes. O surfista da Costa Rica estava em grande forma e conseguiu ficar um pouco à frente, mas Nicolau, com grandes carves de frontside, conseguiu um segundo lugar sólido, enviando Usuna e Holmes para a repescagem.

Mas foi aí que aconteceu algo inédito, a finalíssima acabou por ser igual à final do main event, já que os dois eliminados (Leandro Usuana e Shane Holmes) conseguiram a qualificação e este “quarteto” acabaria por se reencontrar no último heat do campeonato.

Entretanto realizou-se a final feminina, que foi muito disputa também. O primeiro lugar alternou bastante mas quando a nova menina bonita do surf norte-americano, Tia Blanco, fez as suas duas ondas boas deixou as adversárias a precisar de notas altíssimas. No fim a irmã de Noe Mar, Leilani McGonagle, passou por muito pouco para segundo lugar, seguida de Ella Williams e Chelsea Tuach.

Com esse resultado de Leilani a Costa Rica ficou numa excelente posição para conquistar o título mundial, já que Noe Mar esteve em grande forma durante toda a prova. De facto o surfista da terra da “Pura Vida”, que é descendente de irlandeses, cresceu numa das melhores esquerdas do mundo, Pavones, e tratou de mostrar todo seu backside attack nesta heat final. Noe apanhou duas ondas de set e simplesmente atacou o lip como se se tratasse de ondas de meio metro, garantindo duas notas excelentes.

Nicolau mostrou estar à altura do desafio e talvez até tenha sido o melhor surfista da final. Mas as suas ondas eram mais pequenas e tinham menos potencial por isso os seus pontos “só” lhe deram para o segundo lugar. Com o resultado, Nicolau fez mais uma vez história no surf português, acabando como vice-campeão mundial Open da ISA e elevando Portugal ao segundo posto, atrás da Costa Rica! Parabéns Portugal, bom trabalho selecção nacional!!!

 

Comentários