Enquanto se o Oi Rio Pro e o Allianz Algarve Pro avançavam em Saquarema e na Praia do Amado, em Victoria Bay, na África do Sul, mais uma etapa do circuito QS avançava.

Apenas dois portugueses ficaram na área para competir nesta prova e um deles, Mariana Assis, perdeu no seu heat de estreia. Já Pedro Coelho avançou uma fase, perdendo apenas no round de 16 para três dos melhores surfistas da África do Sul, Matthew McGillivray, Slade Prestwich e David Van Zyl. Slade Prestwich passou essa bateria e a seguinte em segundo lugar mas parece ter guardado o melhor para a final, vencendo com notas de 8.75 e 9.90.

Na categoria feminina também uma sul africana levou a ex-top do CT Bianca Buitendag, que a segunda classificada, Piper Harrison, a precisar de uma nota excelente e ainda Rachel Presti e Justine Dupont em 3º e 4º lugares respectivamente, ambas a precisar de uma combinação para vencer.

Pelo resultado Pedro Coelho subiu mais 5 posições no ranking, passando a ocupar a 144º posição. A próxima etapa será o Ballito Pro, entre 1 e 7 de Julho, uma prova QS 10.000 com a presença garantida de três surfistas portugueses, Frederico Morais, Vasco Ribeiro e Miguel Blanco.

Comentários