O arranque do Allianz Figueira Pro, a segunda etapa da Liga MEO Surf, que define os campeões nacionais da modalidade, está marcado para as 7h30 desta 6ªfeira na Praia do Cabedelo na Figueira da Foz. O quadro de competição já é conhecido, e a previsão meteorológica aponta para temperaturas de verão e vento favorável. Destaque para os líderes do Santander Ranking, Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot, que irão competir com o estatuto diferenciado da licra Santander.

Principais heats do 1º Round:
H5 (masculino): Gony Zubizarreta x Joaquim Chaves x Rodrigo Oliveira x João Antunes
H16 (masculino): Tomás Fernandes x Pedro Boonman x Lourenço Sousa
H3 (feminino): Teresa Bonvalot x Beatriz Carvalho x Matilde Costa x vencedora dos Trials

Pedro Monteiro, Diretor de prova Liga MEO Surf
“Vamos ter ondas de qualidade no primeiro dia de prova. O vento é óptimo e os fundos no Cabedelo também estão bons. No domingo, a expectativa é que entre um nova ondulação que vai trazer mais ondas.”

Gony Zubizarreta, vencedor em título do Allianz Figueira Pro
“Vai ser incrível voltar à Figueira da Foz, um local que adoro. É um sítio diferente, super autêntico, com pescadores e boas ondas. No ano passado fiz uma final incrível frente ao João Kopke e estou ansioso por poder voltar a competir na Figueira da Foz. Já olhei para as previsões e parece que vai haver umas ondas. A direita do Cabedelo nunca falha, dá sempre uma boa onda para manobras. Por isso, acho que vai haver espetáculo do melhor!”

Em termos de agenda paralela à competição, a Praia do Cabedelo será palco de uma recolha de bens a favor de Moçambique, país que está a recuperar da tragédia provocada pela passagem do ciclone Idai. A Liga MEO Surf e os melhores surfistas nacionais vão também competir pelo movimento de solidariedade #NãoFiqueÀEspera, que visa a sensibilização contra o flagelo da violência doméstica, corporizado por via logótipo do MEO adaptado à campanha e por pulseiras de alusão à causa. Juntam-se ainda as já tradicionais iniciativas de sustentabilidade da Fundação Altice e do Grupo Jerónimo Martins, encabeçados pelo
embaixador João Kopke, escolas do concelho da Figueira da Foz, movimentos locais e demais
voluntários.

A Associação Nacional de Surfistas concedeu uma série de wildcards a surfistas figueirenses para o Allianz Figueira Pro: José Dias, António Pedro, Marcos Charana e Matilde Queiroz, e ainda as jovens Carol Costa e Sofia Silva. Por seu turno, João Antunes, tricampeão nacional (1994, 1996 e 1998) e primeiro português a passar um heat na elite do surf mundial (World Championship Tour) precisamente na Figueira da Foz, é também um dos convidados a participar na prova.

João Antunes,  wildcard do Allianz Figueira Pro
“Vai ser muito engraçado poder competir no Allianz Figueira Pro. Geralmente recebo o wildcard para esta etapa porque adoro a onda do Cabedelo. É uma onda divertida e de muita qualidade. Além de ter o meu filho Afonso [Antunes] a competir, também tenho mais dois alunos meus em prova. E se me cruzar com eles na competição vai ser muito giro, porque vou poder explicar-lhes aquilo que ando a tentar ensinar-lhes há algum tempo”.

Conhecido o quadro de competição, é também o momento dos ajustes finais nas equipas do Rip Curl Fantasy Surfer, habilitando-se o vencedor a relógio Rip Curl Search GPS 2. Mais informações em fantasy.ansurfistas.com.

O Allianz Figueira Pro é também a segunda de três etapas da Allianz Triple Crown, que vai para a quinta edição consecutiva e distribuiu um prémio anual aos vencedores. Destaque ainda para a Renault Expression Session, a Somersby Onda do Outro Mundo, o Figueira Best Surfer, o Santander Award e ainda o prémio Sumatra Surf Trip.

Heats do round 1 Masculino AQUI!

Heats do round 1 Feminino AQUI!

Agenda Allianz Figueira Pro:

1º dia – Sexta-feira, 29 de Março
07h30 –  Call primeiro dia de competição (masculino e feminino)
09H00 –  Allianz: Início de recolha de alimentos e Roupa a favor de Moçambique
09h30 –  Fundação Altice: limpezas de praia (escola da Figueira da Foz)
12h00 –  Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos

2º dia – Sábado, 30 de Março
08h00 – Call segundo dia de competição (por confirmar)
09H00 – Allianz: Início de recolha de alimentos e Roupa a favor de Moçambique
10h00 – Fundação Alice: limpezas de praia (voluntários)
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos
16h00 – Somersby Sunset Party

3º dia – Domingo, 31 de Março
08h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
09H00 – Allianz: Início de recolha de alimentos e Roupa a favor de Moçambique
12h00 – Jerónimo Martins: desafio de proteção dos oceanos
13h00 – Renault: Expression Session (por confirmar)
14h30 – Finais do Allianz Figueira Pro (por confirmar)
15h30 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro (por confirmar)

Comentários