Oceano Santa Catarina Pro14 segue sem portugueses

publicado há 2 anos por 0

OCEANO-SANTA-CATARINA-PRO14-DIA-6

O historial do surf português no circuito mundial tem sido de grande ascensão. Depois de vários surfistas terem “atacado” o circuito sem grandes resultados, Tiago Pires atirou-se de cabeça ao WQS e após vários anos sempre a quebrar barreiras o caminho estava aberto para as gerações seguintes fazerem o mesmo.

E é o que tem acontecido, pela primeira vez em muitos anos os melhores surfistas do país estão entre os 18 e os 22 anos, prontos para atacar o WQS. O resultado tem sido positivo pois são vários os que vão defender as cores nacionais em duas das etapas mais importantes do ano, as etapas Prime de Haleiwa e Sunset.

Mas há sempre alguns percalços pelo cominho e pode-se dizer que o Oceano Santa Catarina Pro14 foi um deles. Esta que é a última etapa de 6 estrelas do ano tinha quatro portugueses em prova mas nenhum conseguiu passar um heat, algo que não acontecia possivelmente há décadas. Frederico Morais, sediado no round 2, era a última esperança já que Gonzalez, Ferreira e Blanco não tinham tido muita sorte na fase anterior.

O seu heat contra Ramzi Boukhiam, Caue Wood e Igor Moraes foi bastante disputado, apesar de Ramzi ter “fugido” com a liderança logo início do heat. “Kikas” disputou sempre o segundo lugar, inicialmente com Caue Wood. O mar estava pequeno e a sorte era um factor mas mesmo não apanhando as melhores ondas Morais conseguiu subir ao segundo lugar com um bom aéreo reverse para ao direita. Mas o perigoso Igor Moraes tinha começado a bateria com uma onda muito boa, e quando conseguiu um back up de 4.87 deixou o português a precisar de 6.98, um score bastante alto para as condições. Nos últimos minutos Moraes colou-se a Morais, não lhe dando oportunidades de fazer mais ondas, o que culminou na eliminação do último luso em prova.

Na categoria feminina já só faltava a final e Coco Ho justificou o facto de ser o seed número 1 do evento, com uma vitória por combinação em cima de Keely Andrew! O Oceano Santa Catarina Pro14 deve voltar dentro de horas, acompanha tudo em directo AQUI!

Comentários