O Siargao Cloud 8 Surfing Cup chegou ao fim com uma vitória surpreendente e um grande resultado para um português.

A prova foi vencida por Raoni Monteiro, um surfista que esteve muitos anos no Championship Tour mas que, em 2015, foi temporariamente suspenso de competir na WSL. Poucos acreditavam num comeback de Raoni, depois de tanto tempo sem competir no mais alto nível, mas o brasileiro mostrou que se manteve em grande forma. Na final Monteiro fez notas de 9.03 e 8.03 para bater Tomas King da Costa Rica, garantindo assim 3.000 pontos no ranking.

Por sua vez Nicolau Von Rupp, um de apenas 3 portugueses a deslocarem-se às Filipinas para competir nesta prova, encontrava-se no round de 16 no início deste quarto e último dia de prova. Pela quarta vez em quatro heats, Nic passou o seu heat em segundo lugar, atrás do local Piso Alcala, eliminando Nelson Cloarec e Blake Thornton.

Na fase seguinte Von Rupp fez um dos seus melhores heats da prova e com notas de 6.5 e 7.67 bateu o australiano Mitch Parkinson. Nas meias finais, o surfista da Praia Grande fez a sua melhor bateria de toda a prova contra Tomas King. Ambos fizeram notas excelentes, Nicolau pontuou 8 e 9.8 enquanto que o seu adversário foi ligeiramente mais consistente, fazendo notas de 8.33 e 9.6 para vencer a bateria e garantir um lugar na final.

Com o seu 3º lugar Von Rupp garantiu 1.680 pontos e subiu 101 posições no ranking QS, “aterrando” na 121º posição.

Comentários