Como tem sido norma, ao fim de dois dias a “Armada Lusa” ficou bastante reduzida. As ondas desta vez estavam bastante boas na Praia de Zarautz, com sets de metro e meio e vento off shore.

Houve alguns destaques entre os portugueses nas primeiras fases, como Afonso Antunes, que passou três fases, duas delas em primeiro, sendo eliminado apenas no round de 32. Também Ruben Gonzalez, Miguel Blanco e Henrique Pyrrait chegaram a essa fase, sendo aí eliminados. Já Nicolau Von Rupp, que, como Afonso, vinha da primeira fase, venceu 4 baterias, eliminando alguns dos favoritos, e passou para o round de 16 onde terá como adversários Imanol Yeregi, Jose Gundesen e Aritz Aranburu.

Na categoria feminina a prestação, como também já tem sido norma, foi mais positiva. Yolander Hopkins era a única surfista portuguesa no round 1 e tratou de vencer a sua bateria. No round 2 também surfou bem, com várias direitas bem aproveitadas e só não venceu a bateria porque Teresa Bonvalot estava bem soltinha nas esquerdas. Ambas avançaram para o round 3.

A bateria anterior foi vencida por Carol Henrique, que assim também passou para o round 3. No entanto, nesta bateria ficava para trás Leonor Fragoso, que também mostrou bom surf mas ficou a precisar de mais uma onda boa para avançar.

Entretanto Camilla Kemp tinha como adversárias Lucia Martino, Eveline Hooft e Juliette Lacome. A espanhola, Lucia, liderou o heat do início ao fim, enquanto que Kemp passou muito tempo em 4º lugar. A 10 minutos do fim apanhou uma esquerda e fez três manobras, dois snaps e um reentry, sem quebrar a linha e os júris recompensaram-na com a melhor nota do heat, um 6.27. Mesmo assim a 2 minutos do fim estava em quarto lugar, já que ainda tinha como back up uma nota de 0.63. Mesmo no fim Camilla apanhou uma direita e trabalhou-a bem, conseguindo assim passar para segundo lugar e seguir para a fase seguinte.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários