Nic Lamb vence Punta Galea Challenge

publicado há 2 anos por 0

PUNTA-GALEA-CHALLENGE

Muitos dos mais conhecidos spots são ondas que proporcionam pouco mais do que um “drop”. Já Punta Galea, no País Basco é praticamente um “big wave point break”, permitindo que os mais atirados surfem longas direitas.

O período de espera para o Punta Galea Challenge entrava em Fevereiro de 2015 mas a ondulação certa entrou e os surfistas foram chamados! Entre eles estava o nosso João de Macedo, um dos alternates que recebeu também o call com vaga garantida.

João guiou a noite toda para chegar ao evento e entrou no terceiro heat do round 1 contra Nic Lamb, Nathan Fletcher, Adur Letamendia, Anthony Tashnick e Jon Garay. O cansaço era visivel e João apenas conseguiu apananhar uma onda, sendo eliminado nessa fase.

Nas meias finais os grandes destaques foram o júnior basco, Natxo Gonzalez, Nathan Fletcher e Makua Rothman, todos a fazer notas excelentes. Também garantidos para a final estavam Pat Gudauskas, Nic Lamb e Gabriel Villaran.

Na final, com ondas de 7 metros, Makua parecia imbativel, conseguindo duas notas acima dos 9 pontos muito cedo na bateria. Nathan Fletcher também ameaçou atacar o primeiro lugar, mas ficou a faltar uma segunda onda para melhorar a sua posição. Nic Lamb andava por perto, mas tinha de fazer algo excelente para roubar a vitória.

E foi o que fez, nada mais nada menos que uma das ondas mais impressionantes alguma vez vista neste circuito. Nic arrancou tão tarde que teve se surfar para a esquerda e depois de alguns “saltos” controlados chegou a cair de costas na água, levantando-se como se estivesse a surfar uma onda pequena. A sua atitutude só lhe podia valor uma nota, 10 pontos e foi o que recebeu, vencendo assim de forma brilhante o Punta Galea Challenge.

Comentários