Apesar ser uma das provas preferidas dos competidores da Liga MOCHE, algumas ausências eram notórias no primeiro dia do Sumol Porto Pro. Marlon Lipke e Gony Zubizarreta, dois surfistas do top5 nacional, encontravam-se num evento na Rússia, deixando o caminho aberto para alguns adversários recuperarem terreno. Também Luís Eyre, nome do top16 da Liga MOCHE em 2013, faltava ao seu heat por estar fora do país.

De resto todos os outros top surfers estavam presentes na Praia Internacional para disputar o título da terceira etapa da Liga. A grande surpresa nesta prova foi a presença pela primeira vez do ex-top do WCT e campeão mundial Júnior, Pedro Henrique. “Pedrinho” reside em Portugal há dois anos e promete ser um novo “player” no top nacional com um surf muito rápido, progressivo e uma linha muito “polida”. Não foi surpresa nenhuma quando venceu a terceira bateria do round, mesmo não tendo tido oportunidade de mostrar o seu melhor surf.

Depois de uma paragem de várias horas devido à maré cheia a prova voltou à agua, apesar de inicialmente não estar com grandes ondas. Até que a maré finalmente vazou o suficiente e as notas altas começaram a entrar. Também ajudou o facto de Frederico Morais ter entrado nesta altura e tratar de mostrar o que vale. “Kikas” abriu o heat com uma longa direita mas foi quando “investiu” nas esquerdas que começou a ter notas muito altas. Quando deu quatro fortes “biscas” de backside os júris tiveram de se render e atribuir a melhor nota do dia, 9 pontos.

Logo no heat seguinte Zé Ferreira respondia com a melhor manobra isolada do dia, um aéreo reverse de backside, sem espinhas, para também vencer a bateria. Este tipo de surf só foi replicado novamente no último heat do dia quando Vasco Ribeiro “abriu” o leque e mostrou que está cá para vencer. Mesmo sem ter conseguido fazer o seu surf mais “explosivo” Vasquinho conseguiu aproveitar bem todas as secções que lhe foram aparecendo, encostando-se à média de Morais uns heats antes.

Assim terminou o primeiro round masculino, o check in para o segundo dia de prova será pelas 8 horas da manhã. Acompanha toda a acção em directo AQUI.

Comentários

Os comentários estão fechados.