Momento histórico para o surf português no Allianz WJC | Dia 5

publicado há 3 anos por 0

dia-historico-no-allianz-wjc

Chegados ao último dias do Allianz World Junior Championships apenas dois portugueses se mantinham em prova e, horas depois, ambos surfistas lusos qualificavam-se para as meias finais.

Vasco Ribeiro foi o primeiro a competir pois estava um round atrás de Tomás Fernandes. Foi logo na sua primeira onda que o surfista de S. João do Estoril provou que tinha tudo para ganhar o evento. Vasco veio desde o pico até ao fim da onda a fazer forte carves de frontside, recebendo 7,83 (e poderia até ter sido mais), para abrir a bateria. O seu adversário era Josh Moniz, filho do mítico Tony Moniz, tinha sido um dos destaques da prova e era uma forte ameaça. Moniz fez duas notas 5 e ficou a precisar de 8.83 até ao fim. Entretanto Vasco manteve-se activo, sempre a tentar melhorar o seu back up, e no fim a vitória foi sua.

Pouco depois era a vez Tomás Fernandes mostrar mais uma vez o que vale. O surfista da Ericeira tinha pela frente o perigoso aussie Soli Bailey, que também tinha sido um dos grandes destaques do evento. A segunda onda de Fernandes foi mais uma vez excelente, com grandes batidas do lip a projectar muita água para o ar e o resultado foi uma nota de 8 pontos. A partir daí Tomás só tinha de gerir a bateria e foi isso que fez. Nas suas últimas ondas ainda conseguiu melhorar o seu back up deixando Bailey a precisar de uma nota de 7.24, algo que não conseguiu fazer e assim Fernandes garantiu-se nas meias finais.

Pouco depois seria a vez de Vasco Ribeiro acompanhar o resultado e duas das suas primeiras três ondas chegaram para fazer o resultado histórico para o nosso país. Na segunda onda boa Vasco abusou mais uma vez dos carves, intercalando com algumas batidas. Na onda seguinte atacou o lip e três manobras chegaram para consegui mais 7 pontos, deixando o japonês Takumi Yasui a precisar de 6.5. Takumi ainda deu um grande aéreo no outside, mas não foi suficiente para virar o heat e Vasco Ribeiro assim garantiu-se também nas meias finais.

Entre os últimos 4 surfistas em prova só se fala português. No primeiro heat está Tomás Fernandes contra Italo Ferreira, e logo de seguida será a vez de Vasco defrontar Deivid Silva, dois confrontos Portugal VS Brasil. Acompanha tudo em directo AQUI!

 

Comentários