Será sempre um debate sem grande conclusão quando se discute qual o campeonato de surf que já teve melhores ondas até hoje. Teoricamente seria uma etapa do WCT, pois este circuito ganhou a alcunha de “dream tour” por ter muitas das melhores ondas do mundo no seu calendário. Além das etapas “cativas” de Pipeline, Fiji, Snapper Rocks, Tahiti, Supertubos e Hossegor, locais onde quebram ondas perfeitas com regularidade, já passou por muitos outros que actualmente não fazem parte do calendário. Sítios como Jeffreys Bay, Mundaka, G-Land, Saint Leu e México acabaram, por uma razão ou por outra, por ficar de fora do circuito mas não sem antes terem sido palco de campeonatos com excelentes ondas. Já para não falar do WQS que já passou por sítios como as Maldivas, Nias, Pipeline e JBay…

Mas é possível que a etapa com as melhores ondas de sempre não tenha sido nem um WQS nem um WCT. Isto porque a mais recente etapa do competitivo circuito Asiático realizou-se nas Mentawai, uma espécie de “Disney World” para surfistas. A região das Mentawai situa-se na Indonésia e é o maior aglomerado de ondas perfeitas que existe num arquipélago em todo o planeta.

Tendo isso em conta a Rip Curl organizou lá o Mentawai Pro 2013, que se realizou em ondas perfeitas em Lance’s Right. Os melhores surfistas indonésios disputaram o primeiro lugar tubo a tubo e no final foi o mais promissor nome daquele país na actualidade, Oney Anwar, que derrotou Made “Garut” Widiarta para conseguir a taça.

Oney actualmente vive na Austrália, onde se prepara para fazer um sério ataque ao WQS, na tentativa de ser o primeiro surfista do seu país a entrar para o WCT. Recentemente foi wildcard no Rip Curl Pro Bells Beach e, ao vencer nos Mentawai, provou que é o melhor surfista do seu país e da Asia.

E se tens dúvidas que este foi o melhor campeonato alguma vez realizado, não há nada como ver TODOS os vídeos abaixo!

Round 1

YouTube Preview Image

Round 2

YouTube Preview Image

Round 3

YouTube Preview Image

Quatos de final

YouTube Preview Image

Meias e final

YouTube Preview Image
Comentários

Os comentários estão fechados.