Mason Ho vence Da Hui Backdoor Shootout 2015

publicado há 2 anos por 2

MASON-HO-VENCE-BACKDOOR-SHOOTOUT-2015

Excluindo os campeonatos que se encontram no calendário da ASP o Da Hui Backdoor Shootout é provavelmente o melhor campeonato de tubos do mundo. E, apesar de ser uma prova com uma longa tradição e de se realizar na onda mais conhecida do mundo, é menos mediático que todos os outros “grandes campeonatos”.

Por um lado é uma prova que não tem “aparato” que espera em qualquer campeonato que se preze, e os surfistas não têm de usar lyca de competição. Por outro junta os mais “pesados” surfistas de Pipe havaianos e alguns estrangeiros especialistas neste pico.

Durante vários dias Pipe quebrou perfeito e foi tubo atrás de tubo tanto para Pipe como Backdoor. O modo de julgamento também é diferente do que é norma em campeonatos de surf, já que o Shootout adoptou um formato semelhante ao do Eddie Aikau. Nenhum surfista é eliminado, apenas soma as suas melhores ondas de cada um de três rounds. Infelizmente o último dia prova não teve as ondas que se antecipava e foram poucos o que conseguiram grandes tubos.

Três surfistas estiveram em destaque durante a prova, disputando entre eles o primeiro lugar, Bruce Irons, Jamie O’Brien e Mason Ho. Menos de um ponto separava-os e o facto de nenhum deles conseguir melhorar qualquer nota no último dia de prova “ofereceu” a vitória a Mason, que já liderava.

Inicialmente tinha sido prometido um prize money de 50.000 USD para o primeiro mas em “campeonatos de amigos” as regras têm tendência a mudar e Mason apenas recebeu 10k, com o resto do valor a ser distribuído pelos outros surfistas que ocuparam os lugares cimeiros.

Mas Ho não parecia incomodado pela diminuição na recompensa financeira pois durante vários dias surfou Pipeline perfeito com os seus amigos e pelo caminho conseguiu a mais importante vitória da sua carreira!

Comentários

  1. Ricardo Pereira diz:

    Teve live streaming sim. Não viu quem não quis. Um campeonato que apoio vários desportos de ondas, Standup, Longboard, Bodyboard, Bodysurf e Surf. Não se deve só criticar os Da Hui pelo que fazem de mal mas sim noticiar o que fazem de bom. Abraço e Boas Ondas