Marrocos recebe o seu primeiro QS já em 2015

publicado há 2 anos por 0

MARROCOS-RECEBE-QS

As ondas marroquinas já são reconhecidas pelo mundo fora devido aos seus point breaks de nível mundial. Ondas como Safi, Ancre Point, Imoussoane e Boilers são apenas algumas das ondas mais conhecidas mas há muitas mais.

O surf como desporto também já está bem enraizado nesse país e já criou grandes surfistas como Abdel el Harim e, mais recentemente, Ramzi Boukhiam, ambos nomes que já deram ou têm dado que falar na WSL. E apesar desta costa com mais de 2.000 quilómetros já ter recebido vários campeonatos, desde etapas do EPSA (antigo circuito profissional europeu), ao Billabong Challenge e muitos campeonatos locais, a WSL ainda não tinha marcado presença nesta potência emergente de surf.

Até 2014, pelo menos, já que foi anunciado esta semana a primeira etapa Qualifying Series da história do surf Marroquino, o Quiksilver Pro Casablanca. Curiosamente Casablanca não é das zonas mais visitadas pelas dezenas de milhar de surfistas estrangeiros que chegam a Marrocos todos os anos, preferindo zonas como Safi, Taghazout e outros picos mais para baixo.

O que não significa que não haja por ali ondas boas, e será entre que 8 e 12 de Marrocos que o potencial desta parte de Marrocos será colocada ao teste. Será uma etapa de apenas 1.500 pontos, uma das pontuações mais baixas da WSL, mas terá será também a prova decisora do título europeu, o que irá garantir a presença de muitos surfistas portugueses.

Também presente certamente estará o top100 do QS, Ramzi Boukhiam, que além de ser o melhor surfista marroquino de sempre é um dos grandes nomes da marca que patrocina o evento, a Quiksilver. Ramzi é o grande favorito para vencer esta etapa mas poderá haver grandes surpresas, dependendo da disponibilidade de alguns dos nomes de topo do circuito.

(O team MOCHE também já passou por Marrocos este ano…)

Comentários