O circuito Pro Junior Europeu parece ter ganho uma nova vida pois, depois da confirmação da etapa de três estrelas das Canárias, que tem sido dominada pelo portugueses nos últimos três anos, foi agora confirmada mais uma etapa!

Assim, este circuito que inicialmente tinha apenas cinco confirmadas (a das Canárias aparecia até há menos de uma semana como tentativa), tem agora sete etapas sendo as três últimas as mais valiosas e as que, neste momento, serão praticamente por si só as decisores do título.

A etapa que entrou agora no calendário, e que será a última, é a Surf Rias Baixas Pro Junior e irá acontecer na praia de Lanzada, Galiza, Espanha, de 19 a 22 de Setembro, e é de duas estrelas. Nunca antes uma etapa do Pro Junior foi aqui realizada pelo que será território virgem para a grande maioria dos competidores. Virada para oeste, esta praia apanha muita ondulação e tem ondas de excelente qualidade o que são sempre boas notícias!

Os juniores portugueses no geral não têm estado a ter um ano forte neste circuito e os que têm conseguidos bons resultados, como Miguel Blanco (2º na terceira etapa) ou Tomás Fernandes (4ª na segunda etapa) ou Vasco Ribeiro (5ª na segunda etapa), não têm conseguido a consistência necessária para lutar pelo título de campeão europeu júnior, um título que só pertenceu uma vez a um surfista português, Tiago “Saca” Pires, e há uns largos anos (1999). O aparecimento desta etapa (e da confirmação da Canárias) dá assim mais margem para erro para todos os sub 20 europeus, não só aos rapazes como às raparigas, onde temos Keshya Eyre, Carina Duarte, Teresa Bonvalot e Camilla Kemp, entre outras, na luta.

Esperemos que, em Setembro, tenhamos um campeão e um vice-campeão europeus para termos duas presenças no mundial júnior!

Comentários

Os comentários estão fechados.