Entre os 16 surfistas ainda em prova no último dia do E. Leclerc Pont-l’Abbe Junior Pro La Torche, apenas um representava Portugal mas não se deixou intimidar com a desvantagem numérica.

Mafalda Lopes abriu o dia com uma vitória sobre a basca Janire Gonzalez Etxabarri, no heat 3 dos quartos de final man-on-man, dominando a bateria com as duas primeiras ondas. Seguiu-se a francesa Elisa Cazenave, que começou bem mas não conseguiu responder à última onda de Mafalda, em que recebeu uma nota de 8.5 pontos.

Na final a surfista da Caparica encontrou a número dois do ranking, Ellie Turner, no que seria não só uma disputa pelo primeiro lugar da prova mas também pela liderança do ranking Pro Junior. Mafalda Lopes estava inspirada e abriu a final com uma onda de 6.33, garantindo na terceira onda mais uma nota alta. Ellie surfou o dobro das ondas, mas não conseguiu encontrar uma que lhe oferecesse potencial de virar a bateria a seu favor, acabando em segundo lugar. Esta é a primeira vitória no circuito para a portuguesa, que dispara na liderança e coloca-se também na “pole position” para conseguir uma vaga no World Junior Championship, onde se disputa o título mundial de sub18.

Na categoria masculina o grande vencedor foi o francês com nome português, Tiago Carrique, que bateu os dois líderes do ranking. Justin Becret estava empatado na liderança e caiu nas meias finais, enquanto que o tahitiano, Kauli Vaast, que dividia a liderança com Becret, perdeu a final mas ficou isolado na primeira posição.

Este circuito pára agora por alguns meses, até 17 de Julho, data em que se realiza o Junior Pro Sopela, em Sopelana, País Basco.

Comentários