A prova QS 1.500 Heroes de Mayo Iquique Pro marcou um regresso da WSL, depois de uma ausência de 25 anos anos, a esta parte do Chile. A onda de La Punta tem potencial de oferecer condições épicas, mas precisa de uma ondulação à medida. Até lá os competidores disputam os pontos em ondas parecem uma mistura de dois spots portugueses, Reef, na Ericeira, e Bolina, em São João do Estoril.

Apesar de, de um modo geral, não se ter visto um nível de surf muito alto no round 1, o nome mais badalado da prova, Jack Robinson, quase perdeu no seu heat de estreia. A minutos do fim do australiano estava em 3º lugar e precisava de apenas fazer uma nota de 2.15 pontos para se qualificar para a fase seguinte, algo que conseguiu fazer com uma margem de 0.55.

Quando o havaiano Torrey Meister entrou na água, no 7º heat da fase, apenas um surfista tinha pontuado na “casa” dos dois dígitos, Carlos Goncalves (11.25 pontos) no heat anteior. Torrey veio mudar tudo e com bons tubos e alguns aéreos fez o primeiro 10 do evento e ainda juntou uma nota de 7.25 pontos como back up no seu score.

A prova avançava até ao heat 1o do round 2, uma bateria vencida por Jack Robinson. Três heats antes foi a vez do primeiro português em prova se estrear. Luís Perloiro mostrou-se superior aos seus adversários logo desde a sua primeira onda, onde tirou uma nota de 3.5 pontos graças ao seu backside afiado. Depois de garantir um back up, Luís esperou pela prioridade e só a usou perto do fim do heat. A essa altura já o local Jorge Soto tinha passado para primeiro com um bom tubo mas o português surfou muito bem a sua onda e fez a melhor onda do heat. Tudo começou com uma rasgada, seguida de um cutback e um reentry arriscado a passar a secção para o inside. Para terminar Luís deu uma paulada vertical, recebendo a nota de 5.9 pontos e a qualificação para a fase seguinte em 1º lugar.

No próximo dia de prova os três lusos, Perloiro, Nicolau Von Rupp e Miguel Blanco, estarão em prova. Acompanha tudo em directo AQUI!

Heats com portugueses
Round 3
Heat 2 | Nicolau Von Rupp  x Skip McCullough x Andro Crvik x Arne Bergwinkl
Heat 4 | Miguel Blanco x Tomas Lopez Moreno x Igor Moraes x Wesley Santos
Heat 7 | Chauncey Robinson x Pedro Neves x Luis PerloiroMatias Veloz Rojas

 

Comentários