A Praia do Cabedelo, na Figueira da Foz, será terceira etapa da acção de limpeza de praia de âmbito nacional que decorre durante a Liga MEO Surf, e que conta com o apoio da Fundação PT.

Depois dos 360 kg de plástico recolhidos durante as iniciativas anteriores, o Allianz Figueira Pro, de 1 a 3 de Junho, vai representar mais um passo rumo ao objectivo final de recolher uma tonelada de lixo durante as cinco etapas da Liga em 2018.

Em pleno dia da criança, esta iniciativa de educação e consciencialização ambiental contará com a participação de dezenas de alunos oriundos de escolas EB1 de Paião e EB1 de Alqueidão, ambas do concelho da Figueira da Foz, mas também com voluntários onde se incluem os surfistas tops nacionais Marlon Lipke e Gony Zubizarreta, a convite do embaixador de sustentabilidade da Liga MEO Surf, José Ferreira.

Marlon Lipke, vencedor do Renault Porto Pro e atual número 3 do ranking da Liga MEO Surf

“Acho que este tipo de iniciativas são muito importantes. A ANS representa os surfistas e os surfistas têm de dar a cara e mostrar o que podem fazer para ajudar nesta luta. Este novo ‘slogan’ de apanhar três peças de plástico cada vez que vamos surfar é o começar de um movimento e isso é que importa. O plástico e o lixo, nas praias e não só, é um problema que sempre ignoramos, mas isto é um início. As pessoas estão a ter uma reacção positiva a esta problemática. Mesmo a nível pessoal, nos negócios que tenho, tento sempre encontrar materiais amigos do ambiente. É uma luta difícil, mas todos têm de perceber que é preciso fazer um esforço para fazer algo de bom pelo nosso planeta”.

Gony Zubizarreta, atual número 1 do ranking da Liga MEO Surf

“Esta é uma iniciativa incrível. Penso que é a direcção a seguir, pois temos de ser conscientes em termos ambientais. Se cada um fizer a sua parte, já é um grande avanço e isso vai notar-se. Quero estar presente na Figueira a ajudar. Nós, surfistas, temos de dar a cara, pois o mar é a nossa vida e temos de cuidar dele. Temos de conservá-lo para o futuro, para as gerações que aí vêm, para os nossos filhos. Não podemos ser egoístas, é preciso fazer o máximo possível para deixar o planeta, pelo menos, como o encontrámos”.

Além da limpeza de praia com os alunos figueirenses, que decorrerá na parte da manhã, na tarde de sexta-feira, será feito um banner na praia composto pelos resíduos recolhidos com a mensagem de “menos plástico por favor”. Já no sábado, com o envolvimento do Lixo Zero Portugal e do movimento Não Lixes será feita uma nova acção destinada aos voluntários em geral que queiram participar e contribuir para a preservação das ondas e praias de Portugal.

Durante o Allianz Figueira Pro será ainda apresentado o projecto de iluminação da Praia do Cabedelo, que permite fazer surf à noite. A autarquia de Figueira da Foz, que aposta fortemente no surf como eixo de promoção turística e desenvolvimento económico, irá dotar-se assim de uma infraestrutura única a nível nacional e pioneira a nível internacional. A apresentação decorre no dia 1 de Junho, sexta-feira, às 15 horas, nos Paços do Concelho.

A Liga MEO Surf elegeu a sustentabilidade ambiental como tema transversal da edição de 2018, realizando, com o apoio da Fundação PT e pela primeira vez em Portugal, uma iniciativa de limpezas de praia consertada a nível nacional. Inclui dinâmicas de educação e sensibilização ambiental, tudo sob a coordenação da Plastic Sun Days.

Comentários