O Azores Airlines World Masters e Grand Masters Championships trazem aos Açores algumas das maiores lendas da história surf para disputarem os títulos mundiais nas categorias “acima dos 45 anos” e “acima dos 55” nos. A última vez que estes eventos foram realizados foi no Rio de Janeiro em 2011, de onde Nathan Webster e Iain Buchanan saíram campeões. Desta vez é em São Miguel, Açores, que estes títulos serão disputados!

“Vai ser um evento altamente competitivo, todos os surfistas estão em grande forma“, disse Buchanan. “Eu tento surfar todos os dias onde quer que esteja. Estou a sentir-me num bom nível e qualquer um pode vencer. É uma honra ser convidado para estar no Masters e muito especialmente poder competir nos Açores com os surfistas que moldaram e criaram a história do nosso desporto.

As ondas perfeitas da praia de areia preta, Santa Bárbara, no litoral norte de São Miguel, recebe eventos do circuito QS há quase uma década e tem produzido ondas de nível mundial para qualificar alguns dos actuais top34 do Championship Tour.

Com um formato reduzido e um período de espera de seis dias, a organização do evento terá tempo para realmente esperar pelas melhores condições possíveis para disputar a competição.

A grande novidade para o evento de 2018 é a inclusão da prova feminina que também convida seis competidoras para lutar pelo primeiro título de mundial. A 7x vez campeã mundial Layne Beachley e a quatro vezes campeã mundial, Frieda Zamba são alguns dos destaques no “campo feminino” nos Açores.

Estou muito entusiasmada por ter sido convidada para surfar no WSL World Masters nos Açores“, disse Freida Zamba, que foi campeã 1984 e 1988. “São Miguel parece ser um lugar incrível para realizar este evento e estou ansiosa para competir novamente.”

O lado masculino também não vai decepcionar com presenças como Sunny Garcia, Tom Curren, Mark Occhilupo no Masters, Shaun Tomson e Wayne Bartholomew no Grand Masters entre outros.

Eu nunca estive nos Açores por isso é uma óptima oportunidade para visitar uma nova região de surf e testar os shapes em que estou a trabalhar agora para tirar o melhor proveito da minha “velha carcaça”“, comentou o lendário inventor da “Thruster” nos anos 80, Simon Anderson, “Estou a tratar dos Masters nos Açores como se estivesse a competir num evento da WSL, tentando uma variedade de shapes e pranchas para encontrar alguma mágica que funcione no campeonato.

O World Masters Championship realiza-se entre os dias 18 e 23 de Setembro na Praia de Santa Bárbara, São Miguel, Açores.

Comentários