Kanoa Igarashi vence Boonman Air Show Presented by Fox

publicado há 2 anos por 0

kanoa-igarashi-vence-boonman-air-show

Realizou-se ontem na Praia de Carcavelos a segunda edição do Boonman Air Show Presented by Fox.Este special event contou, como sabes, com muitos dos melhores surfistas de Portugal e dois convidados internacionais. Entre os 16 convidados, apenas Francisco Alves esteve ausente devido a uma lesão recente mas todos os outros marcaram presença em Carcavelos, que os recebeu com um swell de oeste de meio metro com sets de um metro e vento onshore perfeito para voar.

O que torna um evento com o Boonman Air Show presented by FOX completamente diferente das outras competições, além do formato deste, em que vence que der os melhores áereos, é o ambiente que se vive. O facto de ser um evento local e com um formato competitivo totalmente diferente, coloca os convidados num estado de espirito de grande amizade e boas vibrações.

Sendo também um evento que consiste em sete heats, o tempo de duração de surf é curto (não são mais do que 3h para encontrar o vencedor) e isso faz com que os convidados que vão passando quase nem tirem o fato até ao próximo heat. A forma como se divertem cá fora a ver os heats e a forma como estão dentro de água é realmente única pois estão a competir num modo totalemnte divertido e a divertirem-se com os aéreos uns dos outros. É quase dificil descrever a forma como se viveu este Boonman Air Show em palavras.

Mas o Boonman Air Show é uma compitção e como tal tem de haver um vencedor e por muito relaxados que estivessem todos os convidados, quando se tratava de descolar não faltou seriedade. Jervis passou seu primeiro heat graças a um abusado slob, Morais deu uma das mais impressionantes rotações já vistas em competição em águas Portuguesas nas meias finais, Kano Igarashi competiu com Morais pelo aéreo mais abusado do evento, e todos os restantes convidados, Ribeiro, Blanco, Kopke, Mujica, Moreira, Valente, Edu, Vilalta, Coelho, Lipke, Botelho e Perloiro (que foi quem deu o primeiro aéreo do dia, um abusado aéreo reverse logo na primeira onda do evento),  voaram na perfeição. Uns melhores que outros e foram esses que passaram até à grande final.

Uma forte presença do público que acompanhou o incrível espectáculo de surf progressivo de que esta praia foi palco mais uma vez juntou-se mais uma vez à beira da água, para ver bem de perto a grande final.

A final foi preenchida por um “quarteto” de luxo, nada mais nada menos que Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Filipe Jervis e Kanoa Igarashi. Por ter sido o vencedor da prova de 2014, Morais parecia estar em vantagem para revalidar o título e antes da final fez a manobra mais abusada do dia, um aéreo 360 “full rotation” de backside, que lhe deu um cheque adicional de 250 euros. No entanto a final não correu como se esperava e o actual número 2 da Liga MOCHE e top100 do QS, terminou em quarto lugar.

O campeão mundial júnior em título, Vasco Ribeiro, repetiu a sua posição de 2014 terminando em 3º lugar e Filipe Jervis ficou novamente em 2º lugar. Apesar de mais uma vez não ter vencido por muito pouco, Jervis recebeu um check de 250 euros (oferecido pela Print My World) por ter feito o melhor aéreo do evento, um slob, como atrás referido.

O grande vencedor do Boonman Air Show Presented by Fox foi o junior norte-americano descendente de japoneses, Kanoa Igarashi. Desde que veio a Portugal, em Outubro de 2014 para competiro no mundial júnior, Kanoa tem passado mais tempo no nosso país do que em casa e não perdeu a oportunidade de competir no meio dos melhores surfistas portugueses. Poucas semanas antes tinha participado numa etapa do Pro Junior Europeu, sem grande sucesso, mas em Carcavelos não deixou a vitória escapar, levando a taça do segundo Boonman Air Show Presented by Fox e recebendo o prémio de 700 euros!

E assim terminou o segundo Air Show organizado por um surfista muito conhecido pelos seus grandes aéreos, Pedro Boonman, que contou com o apoio da FOX, Monster Energy, Polen Surfboards, Bana, VonZipper, Ding it, Culto da Imagem, Federação Portuguesa de Surf, CRCQL, e dos media partners a ONFIRE Surf, Fuel TV e Máquina Voadora.

Comentários