O E.Leclerc Pont-l’Abbe Junior Pro La Torche foi uma etapa de ondas difíceis e, novamente, resultados pouco expressivos para os portugueses. Em prova no penúltimo dia estavam apenas 4 dos 22 representantes do nosso país, e não forma longe.

João Vidal foi o primeiro dos “nossos” a perder no round 4, numa bateria muito disputada com Afonso Antunes, que passou em segundo, enquanto que o francês Mael Laborde, que tinha uma das melhores notas do heat, ficou em quarto lugar e o alemão Lenni Jensen venceu. Horas mais tarde Diogo Martins também serie eliminado, numa bateria com 3 surfistas franceses que foi vencida pelo campeão europeu em título, Kauli Vaast. Mas nem todos caíram perante a vantagem numérica os franceses, como foi o caso de Miguel Matos, que no último heat da fase passava em segundo lugar, atrás de Mathis Crozon, eliminando Noa Ledee e Maxime dos Anjos.

Infelizmente ambos caíam na fase seguinte, Afonso Antunes por apenas 0.4 pontos para Yael Pena, num heat vencido por Marco Mignot, enquanto que Miguel Matos ficaria a precisar de um pouco mais. Mesmo assim Afonso e Miguel podem orgulhar-se de ter sido os dois melhores lusos em prova, terminando em 9º e 13º lugares respectivamente.

Os dois líderes do circuito, Marco Mignot e Mathis Crozon não conseguiriam desempatar pois ambos perderam nas meias finais man-on-man. À final chegavam Lenni Jensen e Justin Becret e seria o francês a levar a taça para casa. Esta etapa complicou bastante as contas na disputa pelo título pois além do Mignot e  Crozon continuarem em primeiro lugar, Becret e Jensen encostaram-se às posições de topo.

A categoria feminina teve uma vencedora surpreendente, a holandesa Eveline Hooft. Esta surfista ainda não tinha conseguido melhor que as 13ºs posições nas duas primeiras etapas e no primeiro round era derrotada pela portuguesa Mafalda Lopes. Nesta prova também nunca fez ondas muito impressionantes mas foi muito consistente e no derradeiro heat conseguiu levar a melhor sob a 26º do ranking, Bahia Frediani, conseguindo a vitória.

Comentários