O big rider e tube rider João Macedo foi o segundo eleito para o MOCHE Capítulo Perfeito presented by Rip Curl na categoria de “Free Surfers”. Podes ler a sua entrevista mais em baixo!

Tal como dissemos aqui, João Macedo é o surfista português que tem dominado o perigoso line-up de Mavericks nos últimos anos (e agora com a companhia de Alex Botelho volta e meia).

O surfista da Praia Grande sempre teve um apetite voraz por mutantes aquáticos mas há umas décadas atrás era um assíduo competidor do circuito nacional assim como do circuito europeu (denominado EPSA na altura). Apesar de alguns resultados bastante expressivos sempre foi no mar grande e tubular que Macedo se destacou.

Neste momento João Macedo vive a sua vida entre Portugal e os EUA onde tem como “quintal” uma das ondas mais desafiantes do mundo para todos os que gostam das emoções das ondas gigantes, a já referida onda de Mavericks. E foram as suas prestações nesta onda que o levaram a ter um lugar de respeito no cerrado meio dos big riders. Uma queda alucinante numa sessão épica em Novembro de 2009 foi captada em vídeo, e esse momento do português correu o mundo inteiro, valendo-lhe mesmo um lugar na rubrica “Greatest Wipouts” do maior site de surf do mundo, o Surfline (e que podes rever aqui).

Macedo continua a perseguir e a surfar as maiores bestas aquáticas que aparecem – a Nazaré tem sido também um dos seus campos de treinos dos últimos anos – e caso no dia em que o MOCHE Capítulo Perfeito o swell em Supertubos se apresente gigantesco (mas perfeito), João Macedo será um dos nomes mais fortes na água.

Mas, verdade seja dita, mesmo que Supertubos se apresente com “apenas” dois metros perfeitos, João Macedo continuará a dar muito trabalho a todos pois além de um atirado surfistas é também um tube rider de excelência.

Aqui fica a sua mini-entrevista sobre o MOCHE Capítulo Perfeito presented by Rip Curl.

O que significa para ti ser eleito para o Moche Capítulo Perfeito? Ser eleito para o MOCHE Capítulo Perfeito é uma honra… Ser considerado dos melhores tuberiders Portugueses é sem dúvida um sonho de criança… Vindo da Praia Grande, saber mandar tubos é parte da nossa iniciação desde miúdos! A atitude que os Nadadores Salvadores, como o Rogério, o Augusto, Marco e João Paulo nos ensinaram é basicamente “se não te mandas aos tubos, é melhor ires para casa ver televisão!”.

O que pensas deste tipo de formato? O formato é excelente e vem de muita experiência de competição e como refinar isso para haver o máximo de performance… O Pecas (Pedro Monteiro) compete e organiza campeonatos há anos e anos, e ele com a comissão do evento chegaram a este formato que tenta ajudar os surfistas a se focarem em mandar os tubos mais animais que podem!

Fizeste algum tipo de campanha? Anunciei com posts na minha página de atleta: www.facebook.com/joaodemacedo7. Não sou o melhor nessas cenas de promoção e isso – estou a tentar melhorar – o Pecas deu-me uma chamada de atenção!!! Quer dizer, se estás com alta pica para entrar no campeonato tens que dizer a mais que só os teus amigos mais próximos!!!

Quem foi, para ti, a maior surpresa na lista final dos surfistas eleitos? Todos que estão na lista merecem de uma forma ou outra lá estar… Não é por acaso… Fiquei cheio da pica com o Manel Cotta da Praia Grande, que passou em grande a iniciação aos buracos desta praia, e viu aqui algum reconhecimento pelos tubos que faz a toda a hora em frente aos amigos! E que tem se visto nas revistas também eheh.

Achas que há algum nome que deveria ser obrigatório estar presente e não está? Ninguém deve ter lugar definitivo… Claro que o Saca talvez seja a excepção dado estar sempre em forma e parece que nos próximos 10 anos não vai baixar o nível em termos de “tuberiding”, mas basicamente todos os anos devemos todos ser avaliados pelo que temos estado a fazer e se temos estado à procura de tubos em Portugal ou pelo Mundo fora mais cedo ou mais tarde vão estar nesta lista de finalistas!

A próxima mini-entrevista aos eleitos para o MOCHE Capítulo Perfeito será com mais um tube rider de Carcavelos, o goofy e sempre divertido Edgar Nozes. Não percas a sua mini-entrevista aqui no site da ONFIRE (amanhã).

 

Comentários

Os comentários estão fechados.