O ISA Urban Reasearch World Surfing Games chegou ao fim com a vitória do país anfitrião, que levou o título apesar de não ter “facturado” qualquer categoria individual.

Para os dias finais estava reservado fim da categoria feminina, que teve uma final 75% com experiência do Championship Tour. Sally Fitzgibbons era a favorita desde o início e apesar de não ter vencido todas as baterias, dominou a final. Com ondas de 9.17 e 9.47, deitando fora do seu somatório uma nota de 8.67, a 3º nota mais alta da final. Em segundo lugar, a precisar de uma combinação, ficou Paige Hareb, seguida de Bianca Buitendag e a única surfista da final sem experiência do CT foi Summer Macedo, 4º classificada.

Os resultados deste dia final permitiram que o Japão e a Austrália superassem a equipa que liderava, os EUA, tendo o Japão terminado num histórico primeiro lugar, a primeira vitória deste país num evento da ISA. Entretanto Portugal ficou em 11º lugar, um resultado bastante abaixo do que se esperava, tendo ficado a poucos pontos do Canadá, 10º classificado, e longe das outras “potências europeias”, França (6º classificada) e Espanha (7º classificada).

Comentários