Realizou-se hoje a etapa basca do circuito mundial de ondas grandes, o Arnette Punta Galea Challenge. Portugal tinha um representante neste evento, um surfista cada vez mais conhecido no mundo das ondas grandes, João Macedo.

As direitas quebravam com cerca de 20 pés nos sets na praia de Punta Gelea, um big wave spot localizado no País Basco. O nosso representante parecia pronto para fazer estragos e entrou logo no segundo heat do dia contra Aritz Aranburu, Guillermo Barandiaran, David Bustamante, Will Skudin e Indar Unanue.

Apesar da aparente perfeição o off-shore dificultava em muito a entrada nas ondas e as pausas entre os sets eram longas. Também não ajudava muito as oscilações no lineup entre zona de arranque, que podia variar até 30 metros de onda para onda. João Macedo esteve muito tempo em posição de qualificação para a segunda fase, neste caso em 3º lugar, mas os últimos 20 minutos do heat não jogaram a seu favor.

O surfista da Praia Grande teve dificuldades em conseguir bons “back ups” para a sua pontuação inicial e acabou por cair 5º lugar, sendo assim eliminado. O vencedor do seu heat foi um surfista pouco conhecido, David Bustamante, mas foi o segundo classificado quem, Aritz, quem mostrou mais atitude. O top32 de 2014 parecia estar com o surf no pé e ninguém ficaria surpreendido com uma vitória. No entanto a verdadeira supresa foi mesmo a sua eliminação na fase seguinte, as meias finais.

Já a final foi vencida por um dos mais reconhecidos big wave riders do mundo, o sul africano Grant “Twiggy” Baker. Com uma média altissima Grant derrotou por muito pouco o norte-americano Nic Lamb que ficou à frente também de Ken Collins, Adur Letamendia, Ramon Navarro e avid Bustamante.

Comentários

Os comentários estão fechados.