Chegou ao fim a terceira etapa da Liga MEO Surf, o Allianz Figueira Pro. Com bastante tempo disponível e poucos heats para realizar a organização esperou pela melhor maré para começar e a recompensa foi para os competidores, que encontraram boas condições nas suas baterias.

A categoria masculina começou com um bom confronto entre Gony Zubizarreta e Tomás Fernandes. Tomás surfou bem, mostrando que o circuito QS está a fazer muito pelo seu surf mas Gony estava imparável, vencendo o heat com notas de 7.5 e 9 pontos. A bateria seguinte foi uma batalha entre goofies, Filipe Jervis VS João Kopke. Foi Kopke quem foi mais bem sucedido, com o seu backside bem sharp, vencendo a bateria com um par de notas 5 contra um par de notas 4 de Jervis.

Na categoria feminina também não houve grandes surpresas já que Camilla Kemp e Teresa Bonvalot eliminaram Mariana Rocha Assis e Francisca Veselko, a caminho de uma final muito disputada. Camilla esteve na frente durante quase toda a final mas na última troca de ondas Teresa Bonvalot acabou na frente, mostrando que está claramente na melhor fase da sua carreira.

No MOCHE Groms Cup Afonso Antunes abriu com uma nota de 9.25 e não olhou mais para trás, vencendo a final. Santiago Graça, que no dia anterior já tinha mostrado bom surf, ficou num sólido segundo lugar com a revelação do evento, Francisca Veselko, em 3º, Salvador Costa em 4º, João Vidal em 5º e Nilton Freitas em 6º.

A final masculina seria o último heat da prova e a expectativa era alta. Gony Zubizarreta era o claro favorito mas João Kopke mostrava potencial de criar o maior upset da sua carreira e vencer a sua primeira prova na Liga. Zubizarreta começou forte e não parou de apanhar ondas mas quando João fez uma nota de 7 pontos provou que tinha hipóteses de levar a melhor. Infelizmente, para ele, Gony fez várias notas fortes, fechando com uma de 7.25, a melhor da bateria. O surfista de Carcavelos acabou a precisar de apenas 6.76 pontos mas não conseguiu fazer a nota e o galego venceu mais uma etapa e disparou no ranking.

Comentários