Gony e Camilla vencem Allianz Ericeira Pro by DaKine

publicado há 1 ano por 0

GONY-E-CAMILLA-VENCEM-ALLIANZ-ERICEIRA-PRO-BY-DAKINE

Pelo terceiro dia consecutivo a praia de Ribeira D’Ilhas recebeu os melhores surfistas do país, que disputavam a primeira etapa da Liga MOCHE, com boas ondas.

Em ondas de um metro, com sets um pouco maiores, Gony Zubizarreta e Guilherme Fonseca, dois grandes destaques das fases anteriores abriram o dia de prova. Fonseca mostrou-se muito competitivo neste heat mas Gony continuou com o seu surf de QS e venceu a bateria com combinação.

O heat seguinte juntava dois surfistas que já estiveram no Championship Tour da WSL, Tiago Pires e Marlon Lipke. O algarvio nunca foi grande fã desta onda mas o seu backside é fortíssimo e deu muito trabalho a Tiago Pires. Saca atacou com grandes floaters, snaps no lip, tudo em sequência de manobras sem quebrar a linha e, mesmo com uma recuperação de Marlon nos últimos minutos, a vitória foi para o favorito.

De seguida Vasco Ribeiro e Zé Ferreira encontraram-se mais uma vez num heat man-on-man em Ribeira e a bateria prometia. Este confronto já foi uma final, e também uns quartos de final anteriormente, mas, infelizmente para Zé, o resultado manteve-se como no passado. Vasco abriu com uma onda de 8 pontos, graças a alguns snaps fortíssimos e não olhou mais para trás. Tal como Marlon, Ferreira respondeu no fim com uma onda muito boa, mas foi pouco e tarde e Ribeiro avançou para as meias finais.

Para terminar os quartos de final Tomás Fernandes defrontava Pedro Henrique, num heat que prometia ser muito equilibrado. E foi isso que aconteceu, o local abriu o heat com uma onda boa e geriu bem a liderança durante muito tempo. No entanto Pedro Henrique esteve sempre ao ataque e quando apanhou uma onda decente abusou do seu surf de backside e passou para a frente, acabando com qualificação para a fase seguinte.

Entretanto começaram as meias finais femininas e a local, Carina Duarte, abusou de backside e dominou o seu heat contra Carol Henrique. De seguida Camilla Kemp “abriu o leque” em várias ondas com grandes rasgadas enquanto que a sua adversária, Teresa Bonvalot, não conseguiu responder à altura, até porque se encontra a recuperar de uma lesão.

As meias finais masculinas começaram com muita acção, num heat de muitas ondas entre Gony e Tiago Pires. Zubizarreta estava “on a roll” e fez a diferença para Saca com uma nota de 8 pontos, garantindo a presença na final. Pedro Henrique parecia destinado a fazer uma final e começou muito bem o seu heat. Mas Vasco Ribeiro tem muita confiança em Ribeira D’Ilhas e não descansou enquanto não virou a bateria o heat, garantindo uma posição na final pelo terceiro ano consecutivo.

A final feminina foi dominada por Camilla Kemp que, apesar de ter tido uma forte adversária em Carina Duarte, venceu com facilidade e se continuar a evoluir assim poderá vencer esta prova durante muitos anos!

Tal como Vasco Ribeiro, Frederico Morais e Pedro Henrique, Gony Zubizarreta tem um grande historial em Ribeira, mas a vitória iludiu-o várias vezes. Gony ficou em segundo numa etapa do Pro Junior Mundial e numa etapa de 5 estrelas do QS mas desta vez não deu qualquer hipótese e nem Vasco Ribeiro conseguiu dar a volta ao resultado. Gony abriu com uma nota de 9.5 e mais tarde fez um 9.9, deixando Ribeiro a precisar de combinação.

E assim terminou a primeira etapa da Liga MOCHE de 2016. A próxima etapa deste circuito será o Allianz Caparica Pro, entre 8 e 1o de Abril.

Comentários