A prova mais previsível, no que toca a qualidade de ondas, de todo o Championship Tour é o Freshwater Pro, uma etapa realizada na piscina de onda do Surf Ranch, em Leemore, Califórnia. A onda estava ligeiramente diferente em relação à edição do ano passado devido a uma adaptação feita para, principalmente na direita, os competidores se focarem menos no tubo e mais nas manobras.

Esta que é a onda mais longa do tour, com Jeffreys Bay como a onda mais próxima a nível de comprimento de onda, obriga a cada surfista a dar o seu melhor e deixa pouca margem de erro, com apenas duas ondas para cada lado disponíveis para cada surfista. Desde cedo neste dia ficou patente que qualquer erro ou qualquer diferenciação de nível entre os competidores seria bem visível, como foi o caso dos três wildcards que competiram neste dia, nenhum dos quais acabou no top16, mesmo só tendo 24 dos 36 em prova neste dia. Também surpreendente neste dia foi a performance de Kanoa Igarashi que, depois de um 3º lugar em 2018 e de estar na disputa este ano, encontrou sérias dificuldades em fazer o surf que já nos habitou e muito provavelmente saíra desta prova com um 17º lugar.

Outros, como Julian Wilson, Kelly Slater, Ace Buchan, Yago Dora, Italo Ferreira e Conner Coffin foram, aos poucos, entrando no top8, o que os deixa bem ao alcance de uma vaga na final. No entanto, o dia pertenceu a um surfista apenas, Gabriel Medina. O 2x campeão mundial surfou num patamar muito acima de qualquer outro neste dia e as suas 4 ondas foram as 4 melhores de toda a prova até agora. Depois de abrir com notas de 8.27 tanto para a esquerda como para a direita, “Gabe” surfou na perfeição as duas ondas seguintes, não recebendo notas mais perto do 10 apenas para protecção da escala, já que surfistas como Filipe Toledo e Jordy Smith ainda não se estrearam e poderão ter algo a acrescentar. Menção honrosa para Griffin Colapinto que, se Medina não tivesse entrado em modo “ninguém me toca”, teria acabado na liderança no final do dia.

Acompanha a acção em directo dentro de horas AQUI!

Comentários

Os comentários estão fechados.