Depois de vários lay days o Rip Curl Newcastle Cup voltou à água, num dia mais dedicado ao surf feminino que masculino.

Primeiro na água, em ondas de dois metros com boa formação, esteve o elimination round feminino, dois heats que decidiam quem eram as duas primeiras surfistas a serem eliminadas da prova. A primeira bateria teve pouca ação mas a mais jovem das três competidoras, Brisa Hennessy mostrou muito surf e uma boa estratégia, esperando muito pelas suas ondas no sítio certo e capitalizando com muitas manobras fortes do outside ao inside. Keely Andrew apenas precisou de fazer um par de notas de 3 pontos para superar Malia Manuel, que fez um dos seus piores heats dos últimos anos. Logo de seguida também Sage Erickson fez todas as decisões erradas, deixando Macy Callaghan e Johanne Defay avançarem sem grandes dificuldades.

Os heats masculinos que se seguiram, também da fase de repescagem, foram bastante mais competitivos. O primeiro foi uma batalha dura entre Owen Wright, Adriano de Souza e Matt Banting e inicialmente parecia que o brasileiro do trio ia ficar para trás. Adriano começou mal mas acabou bem, fazendo duas últimas ondas muito fortes para acabar apenas 0.11 atrás de Owen e eliminar o wildcard por larga vantagem. Este seria o único sucesso que um membro da família Wright neste dia, já que Mikey perdeu logo de seguida para um inspirado Julian Wilson e uma última onda muito forte de Jack Robinson. Também Matthew McGillivray e Jadson André ficaram pelo caminho enquanto que o italiano Leo Fioravanti encheu uma onda de manobras fortíssimas para receber a melhor nota da fase, 9 pontos.

Assim que esta fase terminou os confrontos do round 3 foram finalizados e Frederico Morais ficou a conhecer o seu próximo adversário, o veterano Adrian “Ace” Buchan, que será logo na segunda bateria da fase.

Heats do round 3
Heat 1: Gabriel Medina Connor O’Leary
Heat 2: Frederico Morais x Adrian Buchan
Heat 3: Jeremy Flores x Adriano de Souza
Heat 4: Julian Wilson x Jack Robinson
Heat 5: John John Florence x Morgan Cibilic
Heat 6: Seth Moniz x Wade Carmichael
Heat 7: Ryan Callinan x Crosby Colapinto
Heat 8: Owen Wright x Miguel Pupo
Heat 9: Italo Ferreira x Jackson Baker
Heat 10: Michel Bourez x Griffin Colapinto
Heat 11: Kanoa Igarashi  x Ethan Ewing
Heat 12: Caio Ibelli x Deivid Silva
Heat 13: Jordy Smith x Alex Ribeiro
Heat 14: Peterson Crisanto x Conner Coffin
Heat 15: Jack Freestone x Yago Dora
Heat 16: Filipe Toledo x Leonardo Fioravanti

De volta à prova feminina, a grande surpresa do dia foi a eliminação de Tyler Wright por Courtney Conlogue, lembrando que a norte-americana já disputou o título mundial no passado e ainda tem muitas vitórias pela frente. Também surpreendente foi a derrota de Sally Fitzgibbons para Keely Andrew, tal como a eliminação de Lakey Peterson por Bronte Macauley.

Acompanha o próximo dia de prova em directo AQUI!

Comentários