Pelo segundo dia consecutivo o Rip Curl Newcastle Cup voltou à água, desta vez com ondas a rondar um metro e meio e com vento off-shore.

O primeiro heat na água tinha cores nacionais, Frederico Morais contra Gabriel Medina. O número 2 do ranking, Medina, é o favorito em quase qualquer confronto e este não era excepção mas Morais já tinha algumas vitórias sobre o bicampeão mundial e estava focado em conseguir mais uma. Foi o português quem conseguiu começar o heat com prioridade, mas “Gabby” quem apanhou a primeira onda, tentando um aéreo sem sucesso. De facto as primeiras ondas de ambos apenas serviram para perceberem que as ondas estavam um pouco mais difíceis do que inicialmente pareciam, com uma secção final muito pesada. Morais adaptou-se rápido e marcou a primeira nota mediana do heat com um snap e um reentry na junção, enquanto que Medina foi “dilacerado” pela secção final em várias ondas.

A 8 minutos do fim Kikas liderava e tinha a prioridade mas perdeu-a numa onda que não conseguiu apanhar, dando algum espaço para Gabriel virar o heat já que precisa a de apenas 4.01. Uma onda com três manobras deu-lhe a liderança mas deixou “Freddy” a precisar de apenas 3.26 pontos. Frederico ainda arriscou muito em algumas junções para tentar fazer a nota mas Medina no último minuto aumentou a fasquia com um floater incrível, acabando por vencer com grande vantagem. Frederico Morais termina assim o primeiro evento da perna australiana em 9º lugar enquanto que Gabriel passa John John Florence no ranking.

Outros grandes confrontos desta fase aconteceram entre Ryan Callinan e Owen Wright, Conner Coffin e Jordy Smith e ainda Deivid Silva e Kanoa Igarashi, com as vitórias a caírem para Ryan, Conner e Deivid, enquanto que o grande performer do dia voltou a ser o underdog Morgan Cibilic que impôs uma combinação a Wade Carmichael. Também Ítalo Ferreira, Adriano de Souza e Filipe Toledo avançaram para os quartos de final, que serão realizados no próximo dia de prova.

Acompanha a evolução deste evento em directo AQUI!

Comentários