Como planeado, o dia 4 do Vans US Open of Surfing começou com um surfista português na água. Frederico Morais era o top seed na 9º bateria do round 2, e tinha como adversários os brasileiros Deivid Silva e Victor Bernardo, e o japonês Joh Azuchi.

As ondas rondavam o meio metro, com pouco vento, pouca força mas boa formações devido aos sólidos bancos de areia que se viam neste pico ao longo dos dias. Cedo se percebeu que os brasileiros poderiam estar em vantagem neste heat, tal como o pequeno nipónico. Victor foi o único a apanhar uma onda nos primeiros minutos e conseguiu espremer uma nota de 5.83 pontos entre as secções do outside e inside.

Passados mais uns minutos Silva também apanhou uma onda e com muita experiência em ondas pequenas garantiu uma nota de 6.23. Kikas respondeu logo de seguida, com algumas manobras fortes no outside e menos sucesso no inside para conseguir a nota de 5.17 enquanto que Deivid apanhou fez uma série de ondas, passando para a liderança. A segunda onda para Morais foi surfada primeiro para a esquerda e depois para a direita, com alguns “tags” no fim para receber a nota de 4.43.

A 6 minutos do fim Deivid tinha pontuado 8 pontos na sua melhor onda e liderava, enquanto que Bernardo se encontrava em segundo, com Frederico em 3º a precisar de uma nota de 5.04 pontos. Infelizmente Victor tinha a primeira prioridade o que, devido à escassez das ondas, era quase uma sentença de eliminação para o português. Entretanto Azuchi fez a melhor manobra do heat, um snap layback no outside, passando para 3º mas o requisito para Morais mantinha-se. Mais nenhuma onda de consequência entrou no line up e a situação não se alterou.

Em destaque nesta fase esteve o vencedor da etapa QS 10.000 de Ballito, Peterson Crisanto. O líder do QS voou nas pequenas ondas de Huntington e bateu três havaianos de alto nível, Tanner Hendrickson, Sebastian Zietz e Kiron Jabour. Também Miguel Pupo surfou bem soltinho e venceu com destaque, enquanto que o francês Joan Duru fez também uma das melhores médias do dia.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários