Arrancou hoje o Ballito Pro, etapa QS 10.000 realizada em Ballito, África do Sul. Depois de um curto round de trials, onde se assistiu a muito bom surf da parte de nomes como Jacob Willcox, Samuel Pupo, Jackson Baker, Jack Robinson, Mateus Herdy e Joh Azuchi, chegou a vez de arrancar com o main event.

Os surfistas lusos estavam separados por mais de 15 heats, sendo Frederico Morais o primeiro dos dois na água, no heat 4 contra Flávio Nakagima, Beyrick De Vries e Jacob Willcox. Nos primeiros heats desta fase o grande destaque foi o australiano Kalani Ball, que bateu Griffin Colapinto, Kiron Jabour e Dion Atkinson para passar para o round 3 em primeiro lugar.

Os quatro surfistas da quarta bateria apanharam ondas cedo no heat, tendo Frederico sido o último a surfar. A sua onda permitiu-lhe duas manobras fortes e algumas subidas na espuma mais à frente, para fazer uma nota de 4.60, enquanto que o brasileiro Nakagima esteve um pouco melhor e recebeu 6.83. A onda seguinte do português já lhe permitiu algumas manobras mais down the line mas ficou a faltar algo mais agressivo para fazer melhor que 6 pontos, o que foi suficiente para o segundo lugar.

Entretanto de Vries liderava com a melhor nota do heat, um 7.17, até que Flávio fez mais uma nota de 6 pontos e passou para a frente, empurrando Morais para 3º lugar, a precosar de uma nota e 6.08 pontos para superar Beyrick. Depois de esperar algum tempo pela sua prioridade, Kikas não conseguiu capitalizar bem na sua onda e ficou sem tempo para fazer outra, o que ditou a sua eliminação. Quem se deu bem no final foi Jacob, que apanhou uma onda do set e com três manobras fortes fez a nota de 7.43 a agarrou o segundo lugar.

Vasco Ribeiro terá a sua oportunidade de brilhar dentro de horas, no heat 21 contra Kanoa Igarashi, Marco Giorgi e Adin Masencamp.

Acompanha a evolução desta prova em directo AQUI!

Comentários