Depois de dois dias sem ação, o Rip Curl Newcastle Cup presented by Corona voltou à água com o round 3 da prova masculina.

As ondas rondavam um metro nos sets, sem vento mas um pouco inconsistente, de tal forma que o primeiro heat teve um reestart ao fim de 10 minutos. Dois goofies aproveitaram as direitinhas bem formadas para abusar do surf de backside mas Gabriel Medina acabou por dominar por completo. Logo na sua primeira onda encaixou 4 manobras muito fortes enquanto que Connor O’Leary passou o resto do tempo a correr atrás do prejuízo, sem sucesso.

Frederico Morais estava na bateria seguinte, tendo como adversário um dos melhores estrategas do tour Adrian Buchan. Foi o português quem abriu o heat, logo com uma onda muito forte. Na primeira secção Kikas deu uma grande batida a soltar ligeiramente o tail, seguindo de algumas rasgadas em secções menos verticais para receber uma nota de 6.17 e um pouco depois fez mais e melhor mas apenas recebeu uma nota de 5.6 pontos. A 10 minutos do fim do heat “Ace” contava com duas notas na casa dos 5 pontos e precisava de uma nota de 6.83 pontos para voltar ao primeiro lugar. Ambos caíram em ondas com potencial e só nos segundos finais voltaram a surfar e mesmo tendo surfado bem, Adrian não conseguiu dar a volta ao resultado. Com a vitória Frederico garantiu uma vaga no round 4, onde terá como adversário o 2x campeão mundial, Gabriel Medina.

 

As ondas foram piorando ligeiramente ao longo do dia, mas o nível de surf nunca baixou. A maior surpresa do dia foi claramente a eliminação do número 1 do ranking, John John Florence pelo rookie, Morgan Cibilic. O jovem australiano lesionou-se dois dias antes mas não se retraiu e atacou três ondas com agressividade suficiente para deixar Florence a precisar de uma nota de 9.3 pontos. Horas mais tarde seria a vez de Fillipe Toledo se mostrar em grande forma, batendo Leonardo Fioravanti por larga vantagem e colocando-se como um dos favoritos à vitória final.

Heats do round 4
Heat 1: Gabriel Medina Frederico Morais
Heat 2: Adriano de Souza x Julian Wilson
Heat 3: Morgan Cibilic x Wade Carmichael
Heat 4: Ryan Callinan x Owen Wright
Heat 5: Italo Ferreira x Griffin Colapinto
Heat 6: Kanoa Igarashi  x Deivid Silva
Heat 7: Jordy Smith x Conner Coffin
Heat 8: Yago Dora x Filipe Toledo

Acompanha o próximo dia de prova em directo AQUI!

Comentários