Este é um evento muito especial e o português, Francisco Alves, é um dos prestigiados convidados!

Padang Padang, Bali, Indonésia, é uma das melhores esquerdas do mundo e ao mesmo tempo um dos mais intensos tubos do mundo! Não é uma onda que funcione em toda a sua perfeição muitas vezes por ano pois necessita de um swell bem grande para produzir ondas com dois metros ou mais, altura em que a onda mostra todo o seu esplendor.

Talvez seja por isso que esta onda não tenha  recebido muitos campeonatos internacionais de surf. É verdade que o WCT já passou por Padang Padang, em 2008, durante o Rip Curl Pro Search “Somewhere in Indonesia”, etapa do WCT, mas apenas o round 1 se realizou nesta famosa onda – o restante cameponato realizou-se em Uluwatu exactamente por Padang Padang não ter funcionado nos restantes dias de espera com as condições necessárias (foi também nesta etapa que Tiago Pires teve um dos 12 heats, frente a Slater, que a ONFIRE considerou como os mais marcantes da sua carreira).

Mas antes da passagem do WCT por Padang Padang, já a onda recebia desde 2005 uma importante competição que juntava convidados internacionais com locais, o Rip Curl Padang Padang. Apesar de ter começado em 2004, nesse ano de inauguração o evento realizou-se em Uluwatu e o vencedor acabaria por ser o mesmo que um ano mais tarde venceria já com o evento em Padang Padang, o local Boli Adi Putra. Em 2006 o evento realizou-se em Bingin, e após esse ano, excepto 2008, Padang Padang recebeu sempre os ilustres convidados para disputar a vítória. Jamie O’Brien (2009) e Chris Ward (2012) são alguns dos nomes internacionais mais famosos que já venceram o Rip Curl Padang Padang.

Em 2014 o Rip Curl Padang Padang está de volta e, pela primeira vez, teremos o nome de um português na restrita lista de 24 convidados (ao contrário dos 32 dos anos anteriores). O nome desse português é Francisco Alves, e a partir de dia 5 de Julho e até 17 de Agosto estará na Indonésia em alerta vermelho para competir no evento que se realizará em heats man-on-man.

São assim 6 semanas de período de espera que darão a oportunidade a 24 surfistas de competirem numa das melhores ondas do mundo durante um heat com apenas mais um surfista na água, o que só por si é já o sonho de qualquer um! Quando estiver ON, o evento será realizado por inteiro nesse dia apenas, sendo que o call será dado com 24h de antecedência.

E, tal como no ano passado, também a edição deste ano poderá ser vista ao VIVO pelo que poderemos todos ver e apoiar Francisco Alves durante os seus heats. Nomes como Jamie O’Brien, Chris Ward, Kekoa Bacalso, Tom Curren, Taylor Knox, Bruno Santos, Jacob Wilcox, assim como os locais Rizal Tandjung e Meha Semaghi (vencedor do ano passado) são alguns dos 24 convidados.

De referir ainda que um convidado muito especial é nada mais nada menos que Bethany Hamilton, que é a primeira mulher a ser convidad para este evento e que tem, como todos sabemos, a peculariedade de ter perdido um braço devido a um ataque de tubarão (mas que não é por isso que não é uma das melhores surfistas e tuberiders do mundo).

Em jogo está um prize money de 10.000 dólares mas mais importante que isso a oportunidade de surfar durante um dia inteiro na famosa onda de Padang Padang apenas com um outro surfista na água!

Como dissemos, podes acompanhar a performance de Francisco Alves no Rip Curl Padang Padang ao vivo bastando-te carregar aqui para tal!

(teaser do Rip Curl Padang Padang 2014)

 

Comentários

Os comentários estão fechados.