Francisca Veselko (CRCQL) e Maria Salgado (ASCC) sagraram-se ontem, na Praia da Arda, Viana do Castelo, campeãs nacionais de sub-18 e sub-16 feminino, respetivamente.

Na competição de sub-18, Francisca Veselko superiorizou-se à companheira do Quinta dos Lombos e da Seleção Nacional, Gaby Dinis, deixando Beatriz Carvalho, outra internacional, desta feita da ASCC da Caparica, em terceiro, e Núria Maganinho (AON) em quarto lugar.

Em sub-16, o jovem talento da Associação de Surf de Santa Cruz, Maria Salgado, levou de vencida, pela ordem do pódio, Teresa Pereira (AON), Erica Máximo (CRCQL) e Miriam Julião (ASV).

Um campeonato que foi também um teste de fogo à organização, a cabo do Surf Clube de Viana com supervisão técnica da Federação Portuguesa de Surf, com muitas horas de incerteza à espera de ondas que permitissem levar a cabo a fase decisiva da competição.

“Foi uma prova complicadíssima, um verdadeiro desafio à capacidade organizativa do Surf Clube de Viana mas também à paciência de todos os envolvidos, com as condições do mar muito inconsistentes, mas que, felizmente, acabou com boas ondas, grande espetáculo e, acima de tudo, duas dignas campeãs”, explicou Tiago Matos, Diretor Técnico da prova.

Francisca Veselko conquistou o seu segundo título consecutivo de sub-18, juntando a dois outros títulos sub-16 conquistados no passado. No ano em que faz 18 anos, esta é também a despedida assumidamente emocionada das competições de esperanças: 

“Tinha muita vontade de conquistar este título porque queria despedir-me em grande dos esperanças e o primeiro heat foi um bocado frustrante por falta de ondas. Felizmente, esperaram pelo swell que acabou de entrar e compensou a espera, com meias-finais e finais com muito nível e bem disputadas. Fiquei emocionada porque queria esta vitória para me despedir em grande. E ainda fiz um 9,25 na final. Tenho muitos poucos noves na carreira, pelo que tornou tudo ainda mais especial.”

Finalmente, se a final de sub-18 valeu pela competitividade e pela consagração mais ou menos esperada de uma das mais fortes jovens surfistas do panorama nacional, Francisca Veselko, a vencedora de sub-16, Maria Salgado também impressionou pela garra e talento promissores.

“A prova correu muito bem e a praia era linda”, diz esta jovem de apenas 13 anos, afirmando: “Estava bem preparada e queria mesmo ganhar este título, pois apesar de também ter garantido a participação em sub-18 com a vitória no regional, o meu foco era o título de sub-16. E o balanço é positivo, pois apesar de termos esperado o dia todo para competir, valeu a pena. Para mim, este título, é o princípio para ir mais além no surf.”

Comentários