Chegou ao fim o EuroJunior, uma prova por selecções que definiu os campeões Europeus individuais e por equipas. Ao último dia de prova chegaram três candidatos ao título, Espanha, França e Portugal, que liderava esta disputa.

Os portugueses marcavam presença em todas as finais excepto na de surf sub18 masculino, onde Salvador Couto era eliminado a duas baterias da final. Nos sub18 feminino Francisca Veselko, uma das competidoras mais jovens em prova, ficava em 5º lugar da geral, não passando para a final por muito pouco. De resto, em todas as outras categorias, todos os competidores portugueses marcaram presença na final.

A final feminina de bodyboard sub18 já tinha sido decidida há alguns dias, com a vitória da lusa Filipa Broeiro. Neste derradeiro dia também António Dantas, na categoria longboard sub18, garantiu a vitória, mas foram os dois únicos triunfos para o nosso país, o que acabou por ditar a perda do título que tinha sido ganho neste local 22 anos antes.

O francês Thomas Debierre simplesmente “limpou” a categoria de sub18 com notas de 10 e 9 pontos, seguido de Cristeian Portelli da Suécia, e dos espanhóis Yael Pena (3º) e Iker Amaitrian (4º).

Na categoria de sub18 feminina a espanhola Nadia Erostarbe cedo dominou o heat e a minutos do fim a sua conterrânea, Melania Suarez, passou para segundo lugar. Mafalda Lopes tinha a melhor onda do heat a contar e na sua última onda melhorou o seu back up, empurrando Suarez para 3º lugar, e Neis Lartigue, da França, para 4º.

A final de surf sub16 era uma das que mais se podia esperar uma vitória portuguesa, já que tanto Guilherme Ribeiro como Afonso Antunes dominaram a prova até aí, tendo ambos garantido as primeiras vagas na final. Infelizmente o espanhol Sean Gunning estava muito inspirado, vencendo a final com Thomas Ledee em segundo, Guilherme em 3º e Afonso em 4º.

Na final de sub14 passou-se algo semelhante, dois surfistas lusos, Martim Nunes e João Mendonça, chegaram à final, terminando em 3º e 4º lugares respectivamente. Os franceses Noa Dupouy e Nicolas Paulet terminaram em 1º e 2º lugares, o que contribuiu em muito para a vitória final da França.

Nas categorias de bodyboard que faltavam realizar Yon Aimar, de França, venceu nos sub18, com David Vedor em 2º e Miguel Ferreira em 4º, enquanto que Armide Soliveres, de Espanha, venceu a sub16, com oz portugueses Joel Rodrigues em 3º e Pedro Ferreira em 4º lugar.

Contas feitas foi a França que levou o título, seguido de muito pouco pela Espanha (2º) e Portugal (3º)!

Comentários