As ondas melhoraram bastante para o último dia do Surf Rias Baixas Pro e do circuito Pro Junior Europeu chegando a um metro, mais “clean” que no dia anterior.

O round de 32 não foi muito positivo para os portugueses e João Kopke, Miguel Blanco e ainda Miguel Madeira perderam, todos em terceiro e muito perto da qualificação para o terceiro round. Já Vasco Ribeiro e Francisco Alves conseguiram vencer os seus heats com alguma autoridade enquanto que Tomás Fernandes também avançou, em segundo lugar.

Também o principal candidato ao título, Leonardo Fioravanti, avançava para a fase seguinte, chegando assim um passo mais perto do seu objectivo. O surfista da Caparica, Francisco Alves, tinha mostrado algumas dificuldades nas fases anteriores mas neste dia surgiu com outro ritmo e venceu mais um heat, nos quartos de final. Nesta fase ficava para trás o surfista da Ericeira, Tomás Fernandes, enquanto que Vasco avançava em segundo.

Já nas meias finais Vasco Ribeiro chegou a estar em segundo lugar no heat, mas foi apenas por breves instantes pois o resto do heat foi completamente dominado por si. Francisco Alves lutou muito pelo segundo e fez inclusivamente a melhor onda do heat, que lhe rendeu a nota de 8.17. Mas logo a seguir à sua onda, no mesmo set, Andy Criere também pontuou forte e avançou para a final graças ao seu back up mais sólido que o do português.

Mas Vasco não seria o único finalista português pois Teresa Bonvalot conseguiu passar dois heats neste dia, derrotando inclusivamente a ex-campeã do mundo Cannelle Bulard. Na final mais uma vez Johanne Defay venceu e Teresa ficou em quarto, mas não deixou de ser um excelente resultado para esta jovem surfista.

Na final masculina Ribeiro já não tinha hipóteses de conseguir o título pois este já estava na mão de Leonardo Fioravanti e não apanhou ondas tão boas como os seus adversários, terminando assim em 3º. O tahitiano Mateia Hiquily foi o mais forte e venceu a etapa e assim subiu ao segundo lugar no ranking, empurrando Vasco para terceiro. E assim terminou mais um circuito Pro Junior, como apenas três surfistas no top16 e duas no top10 feminino!

Comentários

Os comentários estão fechados.