Chegou ao fim a etapa que encerra a carreira júnior de muitos surfistas, incluindo Teresa Bonvalot, que foi eliminado no round 3 e terminou em 9º lugar.

A prova continuou a avançar em ondas bastante fracas, mas os nomes mais fortes em prova conseguiram destacar-se cedo no último dia. Nos quartos de final caíram 3 dos grandes favoritos, Cody Young, que fez uma intereferência, Barron Mamiya e Samuel Pupo.

Dois japoneses, Joh Auzchi e Yuji Nishi calharam juntos na primeira meia final e foi Joh quem assegurou a primeira presença na final. O heat seguinte deixava a impressão que o vencedor seria possívelmente o eventual campeão mundial e João Chianca, apesar de ter surfado bem, foi superado por Finn McGill por apenas 0.17. Na final o havaino, cuja irmã, Dax McGill foi também campeã mundial no passado, rapidamente combinou o nipónico e garantiu o título.

 

 

Na categoria feminina as duas responsáveis pela derrota da única portuguesa em prova, Vahine Fierro e Taina Hinckel encontraram-se nas meias finais e foi a tahitiana, Fierro, quem venceu novamente. Do outro lado da grelha juntou-se Summer Macedo, de olho numa dobradinha havaiana. Mas foi Vahine Fierro quem abriu melhor o heat, com uma nota de 7.5 pontos, acabando por dominar a bateria. No final Summer já precisava de 9.4 pontos para virar o heat e o Tahiti garantiu o seu primeiro título desta prova!

 

Comentários